Dia de Cooperar será comemorado neste sábado (06) no Busto de Tamandaré
5 de setembro de 2014
Seis de Setembro é Dia de Cooperar (Dia C), em 24 estados brasileiros. Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a campanha estimula ações de voluntariado no setor cooperativista. Na Paraíba, o evento comemorativo do Dia C mobiliza 122 voluntários de 13 instituições e cooperativas, que oferecerão uma manhã de serviços gratuitos de saúde, beleza, emissão de documentos, oficinas e atrações culturais, no Busto de Tamandaré.
A programação paraibana do Dia C começa com uma caminhada pela praia do Cabo Branco. A concentração será a partir das 6h30, em frente ao Sesc Cabo Branco. Lá os participantes da caminhada receberão um kit com itens da campanha. O percurso termina no Busto de Tamandaré.
Após esta atividade, quem passar pelo Busto terá acesso aos seguintes serviços: emissão de documentos (Programa Cidadão – Governo do Estado/SEDH); orientação a trabalhadores e empresas (Sine – JP); aferição de pressão arterial e testes de glicemia (Unimed JP); cortes de cabelo (Senac); descarte correto de pilhas e baterias (Codisma); Cinecred e oficina sobre elaboração de currículos (Unicred N/NE e Unicred JP); atividades lúdicas para crianças e degustação de produtos lácteos (Coapecal).
Os visitantes contarão, ainda, com serviços de orientação bucal (Uniodonto JP) e poderão se cadastrar para doação de sangue na tenda do Hemocentro. A cooperativa de transportes Extremo Turismo levará crianças de uma comunidade carente de Santa Rita para participar das atividades de lazer do Dia C.
Já a Cooperativa de Pediatras da Paraíba (Cooped) vai mostrar o treinamento de reanimação neonatal, que é feito em parceria com a Sociedade Brasileira e Paraibana de Pediatria. O Projeto Cooperar, a Fundação Solidariedade e as cooperativas dos sistemas Sicoob e Federalcred também participarão do evento.
Para o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, este evento é uma oportunidade das cooperativas mostrarem a importância do trabalho social que elas já desempenham. “A boa relação da OCB/PB com as instituições parceiras em prol do voluntariado também demonstra o espírito de cooperação que a campanha quer chamar atenção”, declarou.
Atrações culturais
Enquanto a população estiver usufruindo dos serviços nas 15 tendas montadas para o evento, várias atrações culturais passarão pelo palco do Dia C. A programação cultural será aberta pelos músicos da Banda Acredite, que tem o objetivo de mostrar o potencial das pessoas com deficiência e conquistar sua inclusão social. Em seguida, será a vez da banda CooperaRock, formada por colaboradores da Unicred JP, animar a manhã, ao som de sucessos dos anos 80. O grupo multicultural Paraíba Sim Sinhô vai encerrar o evento com uma apresentação marcada pelos ritmos e danças regionais.