logo paraiba total
logo paraiba total

Inep divulga resultado da solicitação de isenção nas inscrições do Enem 2022

Quem teve a solicitação negada poderá recorrer da decisão de 25 a 29 de abril

22 de abril de 2022

Os resultados das solicitações de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 estão disponíveis, conforme divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do participante.

Aqueles que tiveram a solicitação indeferida poderão entrar com recurso no período de 25 a 29 de abril. Os resultados dos recursos estão previstos para serem divulgados no dia 6 de maio. Vale ressaltar que a aprovação da solicitação de isenção da taxa não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, deverão fazer a inscrição na Página do Participante, tendo como referência edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Dos 1.949.448 participantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição, 94.721 justificaram a ausência na edição de 2021 do Enem. O procedimento é obrigatório para os interessados que faltaram aos dois dias de aplicação da edição anterior e que desejam ter direito à isenção em 2022.

Quem pode solicitar a isenção

> Estudantes que vão concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

> Candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada;

> Candidatos que têm renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.820);

> Candidatos que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por se enquadrarem numa configuração de família de baixa renda.

Conforme o Inep, candidatos que precisaram justificar a ausência da edição de 2021 tiveram o mesmo prazo para fazer a solicitação na mesma página. A justificativa foi necessária para quem precisava solicitar a isenção de taxa em 2022.