Saldo positivo: Ruraltur gera mais de R$ 2 milhões em negócios
4 de setembro de 2012

A Rodada de Negócios da 8ª Ruraltur, evento realizado em Campina Grande nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, superou as expectativas em 30% e gerou R$ 2,2 milhões em negócios ao longo de um ano. Segundo a organização do evento, cerca de 200 encontros foram promovidos na Rodada e 13 operadoras se encontraram. Participantes de todo o Brasil continuam a aprovar a Ruraltur como local de encontros, negócios e boas discussões.
A organização do evento realizou uma pesquisa entre os participantes da rodada, que mostrou que 85% deles achou ‘ótimo’ o evento e o restante (15%) considerou a Rodada ‘boa’, precisando apenas de ajustes. A oportunidade de operadoras de turismo encontrar produtores de destinos e roteiros, além de novos empreendimentos agradou aos executivos
Mas os objetivos e resultados da Rodada de Negócios da 8ª Ruraltur superou as expectativas dos realizadores. Além de ultrapassar a meta de negócios em 30%, todos os participantes aprovaram a visita técnica à cidade de Areia. “Este ano tivemos essa novidade, que motivou os participantes das operadoras de turismo a fecharem negócios com os produtos da região. Todos voltaram para a Rodada empolgados e fizeram negócio”, explicou a gestora de Turismo do Sebrae em João Pessoa, Regina Amorim.
A 8ª Ruraltur foi tão animadora este ano, segundo Regina, que, no domingo pela manhã, cinco operadoras se reuniram com ela para ver qual estratégia eles poderiam utilizar para colocar o turismo de experiência de Areia no mundo. “Eles sugeriram que a divulgação fosse feita dentro do Festival de Inverno de Gramado (RS), para outras operadoras nacionais saberem desse potencial turístico”, ressaltou.
Caso o planejamento dê certo, a cidade de Areia será “vendida” com o apelo do turismo e a cidade de Bananeiras terá foco na gastronomia, com os pratos regados a mel de rapadura, banana e cachaça. “Esses são nossos produtos turísticos rurais que geram entretenimento e diversão ao turista. Todos saíram muito interessados no Brejo da Paraíba, principalmente a empresa MGM, de Curitiba (PR), que achou o frio excelente para os turistas do Sul”, falou.
A gestora acredita que a Paraíba só ganha ao realizar a Ruraltur. “Temos que saber vender melhor nosso Estado, seguindo o exemplo de Areia e Bananeiras, que exercem com maestria o turismo de experiência. Aquela imagem esteriotipada de seca do Nordeste está se dissipando e precisamos mostrar os nossos locais mais saborosos”, disse Regina, que destacou o coral das freiras de Areia como uma música inigualável. A visita das operadoras foi à comunidade Chã de Jardim, que possui acesso a informação e formação educacional e surpreendeu a todos os visitantes com a beleza e hospitalidade.