logo paraiba total
logo paraiba total

Com exploração de minério, Pedra Lavrada comemora 55 anos de emancipação

13 de janeiro de 2014

Tantalita, xelita, quartzo, berilo, calcário, calcedônia, mica, entre outros. As riquezas de Pedra Lavrada, município que comemora 55 anos de emancipação política nesta segunda-feira (13), vêm da terra e garante com que a cidade seja uma das mais importantes no setor mineral paraibano. O solo, com variação entre arenoso e argiloso, é propício para exploração e exportação das pedras preciosas retiradas de seu subsolo.

Situada na mesorregião da Borborema, na microrregião do Seridó Oriental Paraibano, Pedra Lavrada conta com 7,475 habitantes em um espaço de 351,680 km². O intelectual Paulo Bezerra, um dos maiores tradutores da língua russa do País, tradutor de Dostoiévski e vencedor do Prêmio Jabuti de Literatura é o lavradense mais ilustre. 

A cidade também conta com festas anuais, que são o atrativo turístico do lugar. Na época do São João, Pedra Lavrada traz quadrilhas e palco para bandas de forró.  Já na festa de Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade, há uma programação religiosa e social para lavradenses e turistas.