logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Supermercados e mercadinhos têm alta de vendas no 1º semestre

10 de agosto de 2012

 -caixa superm... 

O setor de supermercados e mercadinhos registrou uma alta de 7,83% nas vendas durante o primeiro semestre do ano na Paraíba, sendo o quarto segmento do varejo que mais cresceu no Estado na comparação com os primeiros seis meses de 2011. O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB) calculou as vendas registradas em doze atividades de comércio, fazendo um balanço do desempenho de cada setor de 2012.
Para os empresários do ramo de supermercados, o mês de junho representou uma alta ainda maior, na casa dos 10,89%. Os números do Ifep-PB evidenciam o ótimo desempenho da Paraíba no setor, uma vez que o Estado chega a superar as médias nacionais para o período.
Segundo o Índice Nacional de Vendas, levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o ramo apresentou um crescimento médio nacional de 6,79% no semestre e de 6,68% na comparação entre junho e o mesmo mês do ano passado.
“Os consumidores estão com um poder aquisitivo bem maior. O país e a Paraíba, em especial, estão em crescimento, gerando mais empregos e é isso que faz com que a população como um todo tenha mais renda. Uma camada que antes tinha condições financeiras ruins pode consumir bem mais hoje, comprando até produtos que não são de primeira necessidade, como chocolates, iogurtes e refrigerantes”, opinou o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo.
Entre os primeiros meses do ano, Cícero acredita que maio tenha sido um dos principais responsáveis pelo resultado da pesquisa.
“O movimento cresceu muito em maio, acredito que por ser o mês das mães. Junho foi relativo. Foi positivo para as cidades que têm festas juninas e ruim para as que não têm. Em fevereiro e março foi fraco por causa do fim do carnaval”, comentou o presidente, que ressaltou ainda o espaço que vem sendo conquistado pelos pequenos empreendimentos locais.
“As grandes redes têm um papel enorme nesses números, mas, de fato, os mercadinhos estão se desenvolvendo bastante, com profissionais mais qualificados e se atualizando sempre para se manter na disputa”.
Para o segundo semestre, a expectativa é de um incremento ainda maior, com a aproximação do final do ano.