logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Tendência de crescimento na indústria de construção civil e engenharia, aponta KPMG

3 de dezembro de 2013

Após um longo período de incerteza econômica, a maioria das empresas de engenharia e construção tem a confiança renovada em relação às perspectivas de crescimento que se mostraram bastante otimistas. Um aumento geral no acúmulo de trabalhos e nas margens está sendo motivo para otimismo em toda indústria que ainda prevê um crescimento adicional. É o que aponta a pesquisa da KPMG internacional intitulada “Preparado para a próxima grande onda?” (em inglês, Global Construction Survey 2013: Ready for the Next Big Wave?) realizada com 165 executivos das principais empresas que atuam no segmento em 29 países.

Durante a pesquisa, que ouviu presidentes e diretores das companhias de engenharia, também foram levantados alguns pontos como as principais barreiras ao desenvolvimento dos negócios.

“O que vimos é que, passado o momento de incerteza em função da crise econômica que atingiu diversos países, as empresas mundiais estão se preparando para uma retomada de crescimento e se mostraram bastante otimistas com o que está por vir. Por outro lado, o levantamento apontou os possíveis obstáculos ao crescimento, sendo o déficit de orçamento e de financiamentos públicos o fator decisivo, de acordo com 72% dos entrevistados. O financiamento do setor privado é classificado como o segundo fator (43%) entre os respondentes”, afirma o diretor da KPMG no Brasil, Erico Giovannetti.

O estudo elencou também algumas das recomendações apontadas como prioritárias pelos executivos ouvidos na pesquisa e que atuam no ramo: grandes empresas de engenharia, investidores precisam balancear a necessidade de contratos ou projetos de capital de longo termo com as pressões das fontes de financiamento dos proprietários; Não investir muito e antecipadamente já que a demanda pode não aparecer, deixando a empresa com recursos ociosos; e não investir pouco, tardiamente, porque a existe a possibilidade de perder o momento certo de investimentos.