Estudo mostra que apenas 13,6% das empresas brasileiras continuaram a crescer em 2020
6 de janeiro de 2021
Em 2020, dados da pesquisa “Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas”, realizada pelo IBGE, mostra que mais de 700 mil empresas fecharam e 70% das 2,7 milhões que continuaram abertas sentiram os impactos financeiros da pandemia. E apenas 13,6% tiveram aumento de oportunidades e continuaram a crescer.
Segundo o engenheiro logístico, Antonio Wrobleski, as empresas que continuaram a crescer têm em comum: planejamento, coragem para inovar em meio à crise, análise de resultados e ação. “O ano de 2020 foi de muitos aprendizados, precisamos olhar para o nosso planejamento diversas vezes e adaptá-lo, mas fizemos para nós exatamente o que oferecemos aos nossos clientes: utilizamos a tecnologia para estruturar processos, otimizar a operação e analisar dados. Crescer em um ano tão atípico só foi possível porque tivemos coragem para seguir investindo mesmo em tempos conturbados”, explica Wrobleski
Wrobleski é presidente do Conselho Administrativo da Pathfind, uma empresa brasileira de tecnologia que oferece soluções em roteirização e otimização inteligente para entregas e distribuição de cargas, que cresceu 40% durante a pandemia, alcançando a marca de 400 clientes e faturamento anual de 7.8 milhões.
“Precisamos parar de tratar 2020 como um ano místico e sair da letargia. Com certeza foi um ano difícil, mas ninguém consegue sobreviver a uma crise parado. Quais foram seus resultados em 2020? Quais são as oportunidades para 2021? Qual seu plano de ação para alcançar essas oportunidades?”, questiona. Ele ainda defende que é comum as empresas brasileiras acharem que são pequenas demais para investir em tecnologia, planejamento e em análise de dados e que esse equívoco pode comprometer o futuro da empresa.