logo paraiba total
logo paraiba total

Condomínios horizontais são tendência para expansão imobiliária na Paraíba

30 de dezembro de 2019

Unir conforto, segurança, lazer e muita liberdade. Os condomínios horizontais são a preferência de quem quer morar com a privacidade de um ambiente fechado e mais seguro, sem abrir mão do prazer de cultivar um jardim, ter uma área de lazer independente ou até criar mais bichinhos de estimação.

No mercado paraibano há boas oportunidades em todas as regiões para morar ou ter uma segunda residência de campo ou a beira mar.

Em João Pessoa, essa tendência começou forte nos anos 2000, com a venda de lotes na Zona Sul. Agora, os investimentos correm para o Litoral Sul, unindo a tranquilidade de morar próximo ao mar e com áreas verdes, sem se afastar do centro urbano.

Um exemplo é o Sunville Residence, da construtora Unne, empresa do grupo Alliance. Localizado na PB-008, próximo à praia do Sol, o empreendimento possui lotes a partir de 200m², com infraestrutura completa com padrão de residence club (áreas de piscina, quadras poliesportivas, academia, salão de jogos, espaço gourmet), onde não é preciso sair de casa para vivenciar momentos de lazer.

“O Sunville é muito requintado, com ambientes comuns já decorados e mobiliados, tudo para que os moradores possam usufruir do melhor do empreendimento”, destaca o CEO da Alliance, Hugo Montenegro.

Empreendimentos no Interior

Principal cidade do interior da Paraíba, Campina Grande também tem recebido investimento de grandes empresas que enxergam oportunidades de crescimento na região. É o caso da Urba, empresa do Grupo MRV especializada em loteamentos residenciais, que lançou no final do ano passado o condomínio Giardino Bianco, numa das áreas mais valorizadas da cidade.

Localizado na BR 104, a 3 km do centro de Campina Grande, o condomínio traz lotes de 250 a 500 m², com a infraestrutura pronta para a construção das residências e ainda oferece área de lazer completa, 60 mil m² de área verde, e projeto paisagístico.

Ainda no clima interiorano, o Brejo paraibano é sem dúvidas o destino mais procurado para quem gosta da tranquilidade e temperaturas mais amenas. Famosa pela arquitetura e pela vida cultural, a cidade de Bananeiras se destaca pelos empreendimentos na região.

Lançado em junho deste ano, o Jardim Imperial, das empresas MHR e Pacto Urbanismo, tem terrenos de 350 a 1.400 m² e se destaca pela valorização da natureza e pela vista incrível de toda região. Dos 240 mil m² de área total do condomínio, 50 mil são de área verde nativa totalmente preservada. Os esportes de aventura também são destaques do projeto que tem opções para trilhas de mountain bike, tirolesa, trilhas para caminhadas e corridas.

“O Jardim Imperial é uma excelente opção de negócio, tanto para quem for morar no local, quanto para quem procura lazer e confraternização nos finais de semana e feriados. Ou ainda, para quem busca um retorno do investimento por meio de aluguel da casa”, explica o empresário Carlos Antônio Ramalho, diretor da MHR e um dos sócios do empreendimento.

Momento Favorável

Especialistas de mercado apontam: 2020 é o ano da retomada do setor imobiliário brasileiro, que deve crescer, em média 3%. Apenas em 2019, o setor foi responsável por 10% dos empregos gerados em todo o país, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o que reflete diretamente na expansão da construção civil.

Outro fator é a taxa Selic com o menor patamar da história, que está hoje em 4,5%, reduzindo, consequentemente, o custo do crédito imobiliário, que está mais fácil e atrativo.