logo paraiba total
logo paraiba total

Paraíba ganha curso de Engenharia Mecatrônica pelo Unipê

5 de outubro de 2018

Uma área que envolve os conhecimentos e as ferramentas da mecânica, da tecnologia eletrônica e da computação. A Engenharia Mecatrônica trabalha a serviço da tecnologia de uma forma geral e o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê passará a ofertar uma graduação na área em 2019.

No curso que será implantado no Unipê, os estudantes aprenderão: desenho industrial assistido por computador, eletrônica analógica e digital, sensores, microcontroladores, controladores lógicos programáveis, automação predial e industrial, robótica microprocessada, redes industriais, metrologia, programação e desenho técnico, ciência e tecnologia dos materiais e mecânica de precisão.

A Engenharia Mecatrônica é um dos ramos da Engenharia que tem crescido e se desenvolvido, buscando sempre inovações tecnológicas. Ela pode ser encontrada nas linhas de montagem de veículos, por exemplo, ou nos caixas eletrônicos. Ela é, basicamente, uma área do setor industrial em qualquer lugar do planeta.

E quais são as áreas de atuação?

Até na fabricação de remédios e na produção de alimentos é preciso da Engenharia Mecatrônica. Isso porque ela integra conhecimentos que se aplicam à robótica, aeronáutica, setor aeroespacial, indústria automobilística, automação de máquinas, controle e sensoriamento remoto e medicina.

A atuação de engenheiros da Mecatrônica também é possível em outras áreas. Para isso, o profissional precisa avaliar as possibilidades de um determinado espaço ou negócio realizar a sua automatização de processos que antes eram executados manualmente.

Os possíveis cargos são de diretor, gerente, coordenador e supervisor. Depois de formado, o engenheiro mecatrônico poderá realizar seu registro profissional em um dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas do Brasil. Assim, ele estará habilitado e poderá ser o responsável técnico em obras e serviços diversos.

Vestibular Unipê

O Unipê está com as inscrições abertas para o Vestibular e os cursos disponíveis nesta seleção contemplam as áreas da saúde, tecnologia, humanas e de negócios. A inscrição pode ser realizada por meio do portal unipe.edu.br. Confira também os financiamentos, bolsas e descontos ofertados pela Instituição em unipe.br/financiamentos. Em caso de dúvidas, os candidatos podem ainda ligar para a Central de Relacionamento do Unipê: 0800-707-9210.