logo paraiba total
logo paraiba total

Defensoria Pública da Paraíba vai assistir população em situação de rua

19 de outubro de 2017

A população em situação de rua assistida pelo Projeto “Pão nosso de cada dia”, desenvolvido em João Pessoa pelo padre Glênio Guimarães, da Arquidiocese da Paraíba, contará também com o apoio da Defensoria Pública da Paraíba. A colaboração será por meio de assistência jurídica gratuita formal, além da atuação conjunta com outros órgãos voltados à ação social, saúde e segurança.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, lembrou ser comum, à instituição que dirige e à Igreja, a missão humanitária de resgate da cidadania das pessoas que sobrevivem em situação de vulnerabilidade e que, inúmeras vezes, são privadas do mais elementar atendimento médico-hospitalar por não disporem sequer de um documento de identificação que permita o seu cadastro no Sistema Único de Saúde.

Albergue   

“Faltam-nos estrutura e apoio do governo estadual, mas temos de sobra disposição de trabalho, boa vontade e sensibilidade para criarmos, por exemplo, um albergue para minimizar as necessidades básicas dessas pessoas, dentre as quais se incluem recicladores, prostitutas e travestis”, afirmou Madalena Abrantes.

As primeiras ações nesse sentido foram discutidas durante reunião na Defensoria Pública, que contou ainda com a participação dos defensores públicos Otávio Araújo (geral-adjunto), Charles Pereira (corregedor), Dirceu Abimael (coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Gerardo Rabello (diretor de Comunicação) e Ricardo Barros (Gerente Executivo de Execução Penal e Acompanhamento de Penas Alternativas).