logo paraiba total
logo paraiba total

Usina Cultural Energisa terá exposição ‘Ditirambos Tétis Vicare’

30 de setembro de 2016

Nesta sexta-feira (30), às 20h, a galeria de arte da Usina Cultural Energisa apresenta a exposição individual do artista plástico paraibano Edilson Parra, selecionado no Edital de Ocupação da Galeria para 2016-2017. A mostra, nomeada de ‘Ditirambos Tétis Vicare’, é aberta ao público e fica em cartaz de 30 de setembro a 30 de outubro, de terça a domingo, das 14h às 20h, na Galeria de Arte da Usina Cultural Energisa, em João Pessoa.

A Exposição traz cerca de 20 obras entre desenhos, objetos, instalações e assemblage. Ditirambos Tétis Vicare, mostra individual do artista paraibano Edilson Parra, é composta por um conjunto de objetos e instalações elaborados a partir de utensílios comuns entre passarinheiros, comerciantes e colecionadores de aves, bem como instrumentos rudimentares ou industrializados utilizados por pescadores durante sua rotina de trabalho, e partes de instrumentos musicais.

 Estes objetos são coletados, respectivamente, em feiras livres clandestinas, inclusive de aves, e em comunidades nativas de pescadores. As obras são compostas por materiais diversos: madeira, metal, pigmentos, papel, cartão Paraná, cera de abelha e outros, permeados pelo trabalho de pesquisa sobre as relações do homem com o meio ambiente, as instituições de controle social e os instrumentos através dos quais o homem exerce domínio sobre as demais espécies, incluindo-se o próprio ente humano.

Ao todo, com o Edital 2016-2017, foram selecionados 11 artistas, todos paraibanos. São eles: Edilson Parra, Luiz Barroso, Wellington de Medeiros, Adriano Dias, Jas-One, Conceição Myllena , Vanessa Cardoso, Thaynara Medeiros, Petrus Vinicius, Carlos Silva e Potira Maia. Os selecionados ocuparão a programação de arte visual da Usina com seis exposições, distribuídas durante o período oferecido pelo edital, sendo quatro delas individuais e duas coletivas. A próxima exposição, e última do edital de ocupação 2016/2017, é do artista Wellington de Medeiros, que fica em cartaz de 19 de janeiro a 26 de fevereiro de 2016. Em dezembro, a Galeria de Arte da Usina expõe presépios artesanais selecionados através da terceira edição do Concurso Energisa de Presépios. A mostra contempla a programação do projeto Natal na Usina, idealizado pela Energisa na Paraíba.

A programação de arte visual da Usina é aberta ao público e tem intuito de incentivar e expandir a cultura e a arte local aos Paraibanos.

Serviço:

Exposição Ditirambos Tétis Vicare – Edilson Parra

Data: Abertura nesta sexta-feira, 30 de setembro, às 20h (vernissage)

Exposição aberta ao público de 30 de setembro a 30 de outubro, de terça a domingo, das 14h às 20h.

Local: Usina Cultural Energisa

Rua João Bernardo de Albuquerque, 243 – Tambiá – João Pessoa-PB

Entrada Gratuita