Uso do celular ao volante lidera ranking das causas de acidentes de trânsito, diz Semob
9 de maio de 2016
O superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Carlos Batinga, comentou as mudanças e reajustes das multas em todo o Brasil e revelou que o uso de celular – que agora é infração grave – lidera o ranking de acidentes de trânsito.
De acordo com Batinga, há uma indisciplina generalizada no país e a sociedade começou a ver que é preciso ter uma reação nesse sentido, punindo mais os que não respeitam as leis de trânsito. “O único caminho é tornar a mobilidade mais humana e tem que ser punidos os que insistem em ser infratores. Além disso são feitas campanhas permanentes para despertar o sentimento de cidadania no comportamento perante o trânsito”, disse ele.
Multas em estacionamento de supermercado – na semana passada, agentes da Semob multaram carros estacionados em vagas para idosos e deficientes no estacionamento de um supermercado da Capital. Batinga afirmou que as críticas foram poucas e que a maioria dos comentários são elogios. “Temos que cumprir a lei”, afirmou lembrando que desde 2015 o Código Brasileiro de Trânsito foi modificado e que áreas de uso coletivo, mesmo privadas, têm o mesmo tratamento de via pública.
Batinga também afirmou que deficientes e idosos precisam identificar seus veículos, pois o carro estacionado nestas vagas sem identificação também estão cometendo infração. O adesivo e autorização é retirada gratuitamente na Semob ou na Casa da Cidadania do Shopping Manaíra.