Vendas do varejo caem 2,7% em junho deste ano, diz IBGE
12 de agosto de 2015
A atividade do comércio em junho teve retração de 2,7% na comparação com o mesmo mês no ano passado, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em junho deste ano, o recuo foi de 0,4%.
As vendas do setor de móveis e eletrodomésticos diminuíram 13,6% em relação ao ano passado, e exerceram a principal influência para o recuo do comércio em geral.
Já as vendas do varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, caíram 2,2% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o segundo trimestre de 2014, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram queda de 7,5% entre abril e junho deste ano.
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,6% no trimestre encerrado em junho em comparação aos três meses até maio. No varejo ampliado, o índice recuou 1,0% no mesmo período.