“Olhamos o Brasil como um mercado com muito potencial para a nossa expansão educacional”
25 de março de 2015
Várias instituições de ensino têm investido na expansão de suas unidades educacionais no Nordeste e também na Paraíba. Atualmente, atuam no Estado mais de 20 instituições de ensino superior e técnico particulares, distribuídas na Capital e em diversas cidades paraibanas. Uma delas é o Centro Universitário do Vale do Ipojuca- DeVry, que resolveu apostar no mercado paraibano com um diferencial: a chamada “Educação de Qualidade Internacional”. Em João Pessoa são oferecidos quatro cursos: Engenharia da Produção, Administração, Ciências Contábeis e graduação tecnológica em Logística.
O Paraíba Total conversou com a reitora da DeVry, Mauricélia Vidal, que é graduada em Administração e mestre em Economia, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e doutoranda em Administração pela Universidad de la Empresa (UDE). “Queremos que os nossos alunos no Brasil, tanto na Paraíba, Recife ou Ceará, tenham a mesma qualidade que os alunos de nossas instituições irmãs têm nos EUA, seja em Chicago ou em Nova Iorque”, ressaltou. Para tanto, a Devry, instituição com mais de 80 anos de existência, investe em ações, como inglês subsidiado, intercâmbio para os EUA, projetos em colaboração com os alunos dos EUA, bibliotecas virtuais.
Veja trechos da conversa e detalhes sobre o investimento da entidade no Estado e na região.
A Devry é um grupo forte e anunciou recentemente um plano ousado de expansão. Como será este movimento?
A DeVry realizou cinco novas operações somente no segundo semestre do ano passado, com DeVry São Luiz e DeVry João Pessoa, na Região Nordeste. A entrada na região Norte, ocorreu por meio das aquisições da Faculdade Martha Falcão, em Manaus, e da Faculdade Ideal (FACI), em Belém. Ambas são número 1 no IGC/MEC de suas praças. Além disso, fizemos o primeiro movimento em relação à região Sudeste, com a aquisição do grupo Damásio Educacional, uma instituição com cursos de graduação e pós-graduação em Direito, porém, focada em cursos preparatórios para o exame da OAB, concursos públicos e carreiras jurídicas. Nossa meta é ousada sim, mas não queremos crescer por crescer, mas sim crescer com qualidade, crescer sem perder o nosso propósito.
O que a Devry tem como diferenciais das demais instituições privadas de ensino?
A DeVry tem como diferencial o seu objetivo de oferecer “Educação de Qualidade Internacional” para os seus alunos. Queremos que os nossos alunos no Brasil, tanto na Paraíba, Recife ou Ceará, tenham a mesma qualidade que os alunos de nossas instituições irmãs têm nos EUA, seja em Chicago ou em Nova Iorque. Não só com o novo campus, na qualidade acadêmica, mas também com os projetos internacionais que oferecemos aos nossos alunos, tais como inglês subsidiado, intercâmbio para os EUA, projetos em colaboração com os alunos dos EUA, bibliotecas virtuais etc.
Aliás, como funciona exatamente a unidade na Paraíba?
Nós estamos aqui em João Pessoa desde o ano passado, mas efetivamente estamos iniciando nossas atividades agora. Temos quatro cursos: Logística, Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção. Como João Pessoa está muito próximo ao Polo de Goiana, centraremos nossos investimentos nos cursos de Engenharia e na oferta da pós-graduação internacional.
De uma forma geral, qual sua leitura sobre o cenário da educação superior no Brasil? E sobre o número de crescentes de faculdades?
Na visão da DeVry, que é um grupo educacional com mais de 85 anos de história, e, portanto, com visão de longo prazo, o cenário da educação superior no Brasil é muito otimista. Estamos em uma das principais economias do mundo, com economia e governos estáveis e com taxas de penetração de educação que são baixas, ainda que comparadas com países da América Latina. Dado este cenário, olhamos o Brasil como um mercado com muito potencial para a expansão da DeVry. E, claro, vamos e estamos aproveitando este momento para crescer. Metas ousadas e muita gente empenhada para que possamos chegar lá é o que executamos no momento. E estamos realmente otimistas, principalmente porque acreditamos na educação como ferramenta de mudança de vida. A educação transforma as pessoas.
Como a Devry atua no sentido de incentivar, capacitar e preparar os estudantes para o mercado de trabalho?
Nós trabalhamos como “Educação de Qualidade Internacional” por meio de Qualidade Acadêmica, infraestrutura e vários benefícios, como English Pro, programa de inglês subsidiado que todos nossos alunos e funcionários têm acesso online e onsite (presencial), a um preço simbólico. O EBSCO, base internacional de dados com mais de 3 mil periódicos e mais de 30 mil artigos científicos de todas as áreas do conhecimento. Academic Award premiação oferecida aos melhores alunos da IES. O prêmio é uma viagem internacional de 15 dias aos EUA com tudo pelo pago pela DeVry. Nesta viagem, os alunos têm contato com outra cultura, treinam o inglês e ainda visitam empresas como Google e Facebook.
Há quanto tempo a senhora está à frente da direção regional da DeVry e quais são os principais metas de sua gestão?
Na direção regional da DeVry PE/PB estou há 18 meses, mas já trabalho com educação há 13 anos. Minha principal meta é cumprir com a nossa missão que é ajudar nossos alunos para que eles possam atingir seus objetivos educacionais e de carreira. E para alcançá-la, procuro estar presente, não apenas no sentido literal, mas me envolver com todos os processos das IES que coordeno, acompanhando de perto, discutindo soluções, engajando os colaboradores e, claro, planejando os nossos próximos investimentos e melhorias.
Qual a sua opinião da senhora sobre o Prouni? Temos bons resultados na Devry?
Acho que é um excelente programa de inclusão e acesso ao ensino superior. Em geral, os alunos do Prouni são os melhores alunos em rendimento escolar. Isto mostra que precisamos realmente dar oportunidade aos jovens, porque eles não costumam desperdiçá-las. Quem consegue uma bolsa do Prouni se dedica ao curso e procura se destacar quando formado.