Unipê realiza consultoria gratuita sobre Declaração de Imposto de Renda
17 de março de 2015
Começa nesta quarta-feira (18), no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) uma sessão de consultoria sobre a Declaração do Imposto de Renda, com docentes e estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e cursos tecnológicos. A consultoria é gratuita e será na sala 221 do Bloco K, das 17h às 18h. O projeto visa esclarecer dúvidas apresentadas pela comunidade externa referentes à pessoa física e terá continuidade nos dias 25 de março e 08 e 15 de abril.
O projeto de Extensão culminará com o Sabadão do Imposto de Renda, que ocorrerá no dia 18 de abril, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sala 57 do bloco C. Nesse dia, a equipe estará disponível para o preenchimento e entrega da DIRF, que deverá ser prestada até o dia 30 de abril.
Quem deve declarar o Imposto de Renda
Está obrigado a apresentar declaração quem recebeu, em 2014, rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. Quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência de imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e futuros também terá de declarar. Por fim, quem auferiu ganhos ou tem bens ou propriedade rurais de acordo com os valores estabelecidos pela Receita precisa fazer a declaração.
Os documentos necessários são: comprovante de rendimentos; endereço completo, número do título de eleitor; comprovantes de despesas com saúde e educação do declarante e de seus dependentes; comprovantes de propriedade dos bens; extratos demonstrativos de dívidas; previdência privada e poupança. A pessoa que teve renda suficiente e que esta renda não foi informada à Receita Federal terá seu Cadastro da Pessoa Física – CPF suspenso e/ou bloqueado pela Secretaria da Receita Federal.