logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Governo Federal anuncia pacote de medidas contra corrupção, logo após protestos

16 de março de 2015

Logo após as manifestações que mobilizaram  cerca de 1,6 milhão de pessoas em todo o país, nesse domingo (15), o Governo Federal se pronunciou a respeito dos protestos. Os ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência, afirmaram que, nos próximos dias, o governo vai anunciar um pacote de medidas contra a corrupção — uma das reivindicações dos protestos deste domingo em todo o País. 

Segundo Cardozo, essas medidas ainda não tinham sido enviadas ao Congresso porque necessitavam de ampla análise técnica e jurídica, inclusive porque algumas delas não podem ser de iniciativa do Poder Executivo. No entanto, ele disse que a formulação delas já está em ponto avançado e, por isso, será possível divulgá-las em breve.

O pacote contra a corrupção, que foi uma promessa eleitoral de Dilma, incluirá medidas que visam acabar com a impunidade por crimes deste tipo. De acordo com o ministro da Justiça, o Brasil precisa de uma mudança em seu sistema eleitoral, o que classificou como “anacrônico”, e no modelo de financiamento das campanhas eleitorais.

— È importante observar que o governo está atento e quer ouvir as vozes das ruas. É necessária uma mudança do sistema político e eleitoral por meio de de uma ampla reforma, aberta ao diálogo. O governo tem uma clara postura de combate à corrupção, dando autonomia ao Poder Judiciário para investigar e punir. Por isso vamos anunciar um conjunto de medidas de combate à corrupção e à impunidade. A postura do governo é que não se limitar a essas medidas.