logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Presidente da Fiep anuncia novos investimentos em educação na Paraíba

18 de outubro de 2012

No ano em que completa 63 anos de fundação, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) mais uma vez deixa sua marca de compromisso com o desenvolvimento social e econômico da região. O Presidente da Entidade, Francisco de Assis Benevides Gadelha, anunciou nesta semana os novos investimentos que serão destinados à Educação dos paraibanos, com o objetivo de eliminar a falta de instrução básica e profissionalizante.
Até 2014, o SENAI da Paraíba receberá 47 milhões de reais para ser aplicado na aquisição de novos equipamentos e na infraestrutura de escolas, como o Centro de Educação Profissional da Construção Civil, em Bayeux. Já a Escola Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, terá um aporte financeiro de 18 milhões de reais para ampliação do espaço, reforma e desenvolvimento de novas tecnologias.
Novas Unidades do SENAI também serão construídas no Estado, a exemplo da Escola de Alimentos e Logística, em Sousa, que já está com o processo de licitação concluído.  A construção da obra deve começar ainda em outubro, através da contratação de aproximadamente 200 pessoas. A Unidade sertaneja se chamará Miriam Benevides Gadelha, saudosa moradora de Sousa e mãe do Presidente da FIEP. A previsão é de que a Escola seja inaugurada em outubro de 2013, iniciando cursos profissionalizantes em diversos setores, sobretudo, na área de lácteos e fruticultura.
Os novos investimentos também contemplam as ações já desenvolvidas pelo SESI em todo o Estado.  O projeto prevê a construção de sete novas Unidades do Programa Indústria do Conhecimento, que tem como objetivo promover o incentivo à leitura e o contato com a informação impressa e eletrônica. O local possui biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, oferecendo aos usuários mais de dois mil títulos de livros. 
As Indústrias do Conhecimento serão instaladas nas cidades de Santa Luzia e Catolé do Rocha, bem como nas empresas Indaiá, Usina Tabu, Japungu, Usina Monte Alegre e Norfil. Com esta inauguração, a Paraíba passará a ter 28 Indústrias do Conhecimento, já que atualmente existem 21 Unidades em funcionamento.
Segundo Gadelha, a expectativa é de que as ações anunciadas possam contribuir, de forma decisiva, para o crescimento da educação dos trabalhadores, e à formação profissional daqueles que precisam ou buscam empregabilidade. “Tenho certeza que a educação levará a Paraíba para os caminhos de sua verdadeira destinação, que é o progresso. Temos hoje um crescimento acima dos índices chineses, e por isso, acreditamos que o Sistema Indústria, com o apoio de todo o empresariado paraibano, está contribuindo de maneira eficaz para este desenvolvimento”, comentou.
Informações adicionais: (83) 2101-5484.