Arcos Dorados abre sua universidade corporativa para os jovens da América Latina
12 de agosto de 2021
A Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, anuncia uma convocatória para que os jovens da região se capacitem em habilidades que poderão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Comprometida em oferecer oportunidades de capacitação e emprego formal, a companhia abre as portas de sua universidade corporativa “Hamburger University” pela primeira vez em sua história aos não-funcionários e oferece, a partir de 12 de agosto, Dia Internacional da Juventude, cursos gratuitos em: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente e Saúde e Bem-estar.
Os interessados podem acessar os cinco conteúdos digitais de curta duração, que estarão disponíveis até 31 de dezembro deste ano. Cada módulo proporcionará aos participantes um certificado que legitima a formação recebida e que servirá para evidenciar suas aptidões na procura do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade profissional. Os cursos são independentes, sem ordem específica ou quantidade limitada por pessoa.
Dentro dos pilares estratégicos da sua plataforma ESG chamada Receita do Futuro, a Arcos Dorados mantém um forte compromisso com a formação contínua dos seus colaboradores. Durante 2020 e, apesar do contexto da pandemia, a empresa não só manteve a sua estrutura de ensino, mas também destinou mais de 10 milhões de dólares para garantir a oferta de mais de 373 mil horas de formação aos funcionários e adaptação ao formato online, apresentando 380 novos cursos em temas operacionais, acadêmicos e de desenvolvimento pessoal.
Isso foi possível, por sua vez, graças ao trabalho conjunto com a Hamburger University, maior universidade corporativa e líder da região, conhecida por promover seus três pilares: liderança, atuação e cultura. No ano passado, mais de 8.000 líderes de restaurantes se graduaram em cursos curriculares básicos e mais de 71.000 jovens concluíram cursos de autoaprendizagem. Em constante evolução, a universidade ofereceu 18 de suas “HU Sessions”, das quais mais de 7.000 pessoas participaram durante o ano.
“O novo contexto representou desafios para todos nós e nos obrigou a mudar a forma como acessamos os conteúdos e quais experiências buscamos. Na Hamburger University, entendemos a complexidade que isso representa para os jovens da região e temos orgulho de fazer parte desta iniciativa. A educação é a nossa paixão e esperamos poder chegar ao maior número de jovens possível com esta ação”, comenta Josane Julião, reitora da Hamburger University.
A opinião dos jovens
Comprometida em oferecer oportunidades de trabalho formal para jovens da região, a Arcos Dorados realizou, em parceria com a Tendsity, uma pesquisa com pessoas de 16 a 24 anos para saber como estão enfrentando a pandemia e como acham que será o emprego no “novo normal”.
85% das pessoas entrevistadas confirmaram que a pandemia afetou negativamente as oportunidades de emprego, enquanto 74% fizeram a mesma declaração sobre o acesso a treinamento e educação. Ainda neste último ponto, 2 a cada 5 pessoas indicaram que desde o início da Covid-19 aprenderam menos do que aprendiam antes. Diante das perspectivas pouco animadoras apresentadas pelos jovens, a pesquisa também abordou sobre a possibilidade de empreender, obtendo resultados semelhantes aos tópicos anteriores: 57% indicaram que durante 2020 as possibilidades de abertura de negócios foram afetadas.
Entre as questões levantadas, encontra-se aquela que os convidava a ordenar, por importância, os temas que mais os preocupam para o futuro, com respostas surpreendentes: 66% dos jovens indicaram o emprego como necessidade prioritária, enquanto 51% declararam que a educação é uma das chaves para seu futuro.
Dados do Brasil
Entre as principais descobertas do estudo com os jovens brasileiros, quase 8 a cada 10 mencionaram o impacto ao acesso e qualidade da educação: 32% tiveram adiamentos ou interrupções em seus estudos e, ao olhar para o futuro, esta geração demonstra um nível de otimismo de 48%, demonstrando necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos.
Neste sentido, 45% dos jovens entrevistados mencionaram espontaneamente a educação e a capacitação como uma de suas principais necessidades, sendo que 8 a cada 10 mencionaram a importância de cursos que facilitem a obtenção de um primeiro emprego, enquanto 7 a cada 10 destacaram a necessidade de programas para complementar sua educação formal que estejam em linha com as exigências do mercado.
Oito a cada 10 participantes concordam que as empresas podem fazer a diferença na criação de um futuro melhor para os jovens brasileiros. Como dicas-chave para o desenho de um emprego ideal, sugerem que haja possibilidades de crescimento (42%), apoiadas pela oferta de capacitações, aprendizado e desenvolvimento (39%), juntamente com um equilíbrio com o momento e o estilo de vida dos jovens (37%).