Conheça 4 vantagens das dark stores para o comércio eletrônico
28 de julho de 2021
Para oferecer opções de entregas e coletas ainda mais rápidas, muitas empresas viram nas dark stores uma oportunidade de dar mais rapidez e eficiência à operação, ao mesmo tempo em que reduzem custos de armazenamento e transporte. Em termos gerais, uma dark store é um lugar onde as empresas – que realizam vendas online – podem armazenar seus produtos previamente embalados e selecionados para envio. Dessa forma, um pedido pode ser despachado apenas alguns minutos depois de um comprador finalizar a compra pela internet.
“O fato é que, além de oferecer boas vantagens para as empresas e operações logísticas, as dark stores também entregam mais comodidade ao consumidor que, mesmo em um futuro pós-pandemia, provavelmente continuará adotando alguns dos novos hábitos de consumo”, conta Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup de tecnologia que atua no planejamento, controle operacional e gerencial de rotas complexas de entregas, coletas e serviços de campo.
Para falar sobre os benefícios das dark stores, o especialista separou quatro vantagens deste tipo de loja para o comércio eletrônico:
Maior eficiência da operação
Como as dark stores têm um tamanho muito menor do que os depósitos convencionais e são dedicadas a armazenar e entregar pedidos realizados on-line, é possível gerenciar os níveis de estoque de forma muito mais fácil.
Maior satisfação e fidelização do cliente
Ao oferecer opções de entregas e coletas seguras e com prazo de apenas algumas horas, uma marca gera mais valor em termos de confiança e eficiência. A proximidade entre a dark store e o cliente também diminui o custo da operação, facilitando o “frete grátis”. Assim, é muito mais provável que os consumidores a considerem em uma próxima compra e se tornem clientes fiéis, além de recomendar a marca para outras pessoas.
Mais flexibilidade no armazenamento
As dark stores oferecem flexibilidade suficiente para ajustar o estoque e lidar com um volume de pedidos específicos para cada região. Isso porque o layout pode ser pensado para maximizar a capacidade de armazenamento para uma diversidade maior de produtos. É uma boa oportunidade para se lançar em novos mercados sem ter que investir em novos espaços físicos
Mais disponibilidade
As dark stores não enfrentam as mesmas restrições em seus horários de funcionamento que são impostas às lojas convencionais. Logo, a operação pode funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. As coletas e os pedidos podem ser realizados em horários que sejam mais convenientes para os consumidores.