Co-criador do Ação Global, da Rede Globo, ministra curso da FDC para empresários e executivos da Paraíba
26 de março de 2021
A H. Forte, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) na Paraíba, convidou o especialista em estratégia Ricardo Almeida Abdala para a primeira aula de retorno da pós-graduação realizada em João Pessoa. Nesta sexta-feira (26) e neste sábado (27), os empresários e executivos matriculados no curso de Gestão de Negócios vão participar da disciplina “Ambiência Organizacional: relações entre indivíduos e diferentes componentes organizacionais”.
Por conta do agravamento da pandemia do coronavírus, a turma estava suspensa. Agora os encontros serão retomados de forma on-line. No retorno, Abdala, que é co-criador do Ação Global, projeto social da Rede Globo com o Serviço Social da Indústria (Sesi), vai abordar a dinâmica organizacional e como as relações interpessoais podem ajudar no dia a dia das corporações.
“Há três anos, entendemos que havia um gap de atitudes entre o que as empresas queriam em relação aos seus executivos e o que elas faziam para que isso acontecesse. Nós chegamos a algumas respostas, entre elas que as variáveis dos ambientes geral, setorial e organizacional afetam diretamente a seleção de competências e os comportamentos dos colaboradores. Isso, de alguma forma, ajuda ou dificulta para que a empresa alcance os resultados desejados”, disse ele.
Ricardo Almeida Abdala é graduado em Administração de Empresas e mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de Negócios e Marketing. Também possui especialização em Administração da Qualidade e Produtividade. No currículo, já atuou como executivo e diretor de diversas marcas nacionais e internacionais, como o Citibank e a Fujifilm. Ele também já foi servidor público estadual e federal, ocupando diversos cargos operacionais e gerenciais.
Especialização
A Pós-Graduação em Gestão de Negócios é voltada para gestores, executivos e profissionais graduados em busca de autodesenvolvimento. O programa do curso inclui disciplinas como Gestão da Inovação, Finanças, Gestão de Conflitos, Análise de Investimento, Liderança e Gestão Comercial. No total, são 375 horas que abrangem aulas e simulações empresariais, todas conduzidas por um time de professores renomados nacionalmente, com vasta experiência acadêmica e de mercado.