Abrasel da Paraíba lança Central de Compras
4 de agosto de 2016
A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares, seccional Paraíba, lançou nesta semana a Central de Compras Abrasel, sistema de compras que permitirá que as empresas associadas reduzam custos na aquisição de insumos. A partir de agora, as compras serão coletivas, com cotações de preços, que permitirão baixar os preços das mercadorias e, consequentemente, evitar repasses nos preços cobrados dos consumidores.
No lançamento haviam 12 associados integrados ao novo sistema, mas a expectativa do presidente da Abrasel-PB, Paulo Amaral, é que esse número suba para 30 filiados nos próximos meses. Muitos empresários já utilizam o sistema de compras com plataforma eletrônica, mas, com a Central, haverá um maior poder de barganha, tendo em vista a quantidade de produtos que serão compradas pelos grupos. “O fornecedor varia o preço de acordo com a quantidade. A compra coletiva foi a saída que encontramos para reduzir esses custos”, destacou Paulo Amaral.
O empresário admitiu que o momento econômico é de sacrifícios e desafios. Paulo Amaral afirmou que a crise não permite que o empresariado repasse o aumento dos custos reais – energia, impostos, salários de colaboradores – para os clientes. A crise fez com que os clientes perdessem o poder de compra e tem sido ruim aumentar os preços dos produtos oferecidos.
A Central de Compras da Abrasel é um sistema que foi criado pela empresa Cronos, do Recife, que já gerencia as negociações entre empresários e fornecedores, sempre buscando as melhores ofertas.
Paulo Amaral destaca a praticidade do sistema que a plataforma oferece de emitir relatórios do histórico das compras que as empresas realizam, por fornecedor, produto e período. Esses dados são preservados pelo sistema por todo tempo, além, da facilidade de se poder transmitir os seus pedidos, bem com receber as cotações através de smartphones, tablets ou via web, podendo assim o empresário fechar o negócio de qualquer lugar em que esteja em tempo real.