Inscrições para o programa Minha Cidade Inteligente terminam na quinta (30)
30 de junho de 2016
O prazo de inscrição para os municípios interessados em participar do Minha Cidade Inteligente termina nesta quinta-feira (30). O programa vai implantar nas cidades selecionadas uma rede de fibras óticas para conectar, à internet, órgãos públicos e praças de livre acesso.
Das 356 localidades que manifestaram interesse no edital, 38 já enviaram o projeto de implantação e os documentos necessários. O principal objetivo da ação é modernizar a gestão e facilitar o acesso aos serviços públicos.
O programa, já presente em 342 municípios, também visa levar soluções que permitam o monitoramento de serviços públicos, como iluminação, transporte e segurança, o que abre espaço para a criação de aplicações de cidades inteligentes.
Participação
As inscrições devem ser feitas por meio do sistema de cadastro enviado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) diretamente às prefeituras que manifestaram interesse no programa. Em seguida, o governo selecionará os projetos recebidos.
De acordo com o secretário de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, a expectativa é que a maior parte das inscrições seja enviada nos últimos dias.
“A gente vai ter, em julho, a análise das propostas e a classificação das cidades de acordo com os requisitos do edital, como baixos indicadores de acesso à internet, serviços que serão levados ao cidadão e sustentabilidade da proposta. Em agosto, nós vamos trabalhar com os municípios a estimativa de custo de cada projeto”, afirma.