logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Sousa realiza Feira Agroecológica neste domingo (3)

1 de abril de 2016

Aproveitando a crescente busca por qualidade de vida, por meio do consumo frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, produtores agroecológicos iniciam, neste domingo (3), a Feira Agroecológica de Sousa, a partir das 6h, na Praça da Matriz, no centro da cidade. A Feira, que acontecerá semanalmente, sempre aos domingos, vai oferecer produtos livres de agrotóxicos. A expectativa é de que, a cada edição, sejam comercializados cerca de R$ 9 mil.

O Sebrae em Sousa apoia a agroecologia orientando os agricultores com técnicas que gerem equilíbrio natural. “Mesmo sem o uso do agrotóxico, eles aprendem a proteger os produtos de pragas. A parceria faz com que a produção seja disponibilizada diretamente aos consumidores locais. É um diferencial produzir sem agrotóxico e agroquímico. Graças ao cultivo dos produtos agroecológicos é possível obter uma produção com qualidade e sabor diferenciado”, disse o consultor do Sebrae, Levi Menezes.

Desde 2011, o Sebrae em Sousa trabalha com a agroecologia. O gestor do projeto, Fabrício Vitorino, disse que o trabalho visa, além de profissionalizar o agricultor em técnicas de manejo produtivo, criar novos canais de comercialização para os produtos. “Os produtores ofertam ao mercado consumidor produtos de qualidade, com preços justos, porque é fornecido diretamente pela fonte produtora e isentos de agrotóxicos”, ressaltou.

A Feira Agroecológica de Sousa é uma realização das comunidades dos Assentamentos Nova Vida I e II, da Associação das Mulheres das Várzeas de Sousa e do Distrito de Gravatá e Vieirópolis. Os produtores receberam apoio da prefeitura municipal de Sousa, Sindicato Rural e a Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, além do Sebrae.