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Veja a importância de saber tudo sobre o setor que sua empresa atual

28 de novembro de 2015

Um empreendedor deve estar atento às mudanças de mercado, da economia nacional e internacional, da política (um governo estatizante pode diminuir as chances de sucesso de muitas empresas; já um governo privatizador aumenta as oportunidades), de tendências de moda e principalmente da mobilidade social – uma vez que o aumento ou diminuição do poder aquisitivo das classes sociais são determinantes para o bom desempenho da economia como um todo.

É obrigação do empreendedor estar a par de todas essas mudanças, bem como ter a capacidade de mudar de acordo com a situação. E para estar a par destas transformações é preciso estar atualizado. E não apenas atualizado em termos de conhecimento acadêmico: é preciso estar atento ao que acontece ao seu redor para analisar e entender como as oscilações na economia, política e sociedade podem afetar seu negócio.

Confira abaixo algumas dicas para se manter atualizado:

1. Participar de palestras e treinamentos empresariais. Estas atividades são muito importantes para se manter atualizado. Hoje, entidades como o Sebrae e Fundação Getúlio Vargas On-Line oferecem cursos de atualização e reciclagem de conhecimento gratuitos. Muitos destes cursos são on-line e têm carga horária compatível com a jornada de trabalho de um empresário;

2. Participar de cursos presenciais, mesmo que de curta duração, frequentar congressos e feiras voltados para a sua área de atuação trazem conhecimento e é uma ótima oportunidade de se fazer novos contatos;

3. Participar de reuniões de empresários para troca de ideias e se atualizar sobre o que existe de novo no mercado empreendedor;

4. Acompanhar as notícias de economia e negócios diariamente e usá-las para a tomada de tomar decisões importantes na sua empresa como, taxa de juros, dólar, aumento de insumos, entre outros;

5. Ler livros sobre negócios ou empreendedorismo deve ser uma rotina na vida do empreendedor. Livros trazem novas ideias e apresentam experiências que podem ser aplicadas em seu negócio. Biografias de empreendedores são ótimos exemplos disso.

6. Reunir-se com sua equipe para ter mais informações de mercado, atendimento ao cliente e novas ideias para produtos e serviços.

7. Acompanhar um funcionário contratado para uma área que você não domina para aprender mais sobre ela.

8. Investir em profissionais para as áreas que você não tem formação, como mentores e advogados.