logo paraiba total
logo paraiba total

Pronatec terá mais de 2.700 vagas em novos cursos até o fim do ano

17 de agosto de 2015

O Ministério da Educação homologou a relação de vagas que o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) pode oferecer no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) até o fim de 2015. Todas as 21 unidades do IFPB tiveram vagas aprovadas nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Na etapa 2015.2, novas cidades passam a receber os cursos de qualificação do IFPB. Entre elas, estão Ouro Velho, Parari, Amparo, Zabelê, sob a responsabilidade do Campus Monteiro. O campus Soledade, também recém-instalado, teve os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Pedreiro de Alvenaria aprovados para as cidades de Olivedos e Juazeirinho. O Campus de Esperança vai ter cursos de Operador de Computador e Artesão de Biojoias, funcionando também em Alagoa Nova e Pocinhos. A unidade de Santa Luzia terá cursos na cidade de São José do Sabugi.

O Campus Picuí, que tem unidades em Cuité e Nova Floresta, agora vai ofertar cursos também em Baraúna. Outra novidade é que o Pronatec do IFPB vai chegar até comunidades indígenas, através do Campus Avançado Cabedelo Centro, que além da unidade de Lucena, terá cursos em Marcação.

O Pronatec do IFPB, que já tinha turmas com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado, terá cursos também em unidades prisionais. Serão nas unidades de Itapororoca e Sapé, coordenadas pelo novo campus de Santa Rita; em Patos, e também através de unidades do Campus João Pessoa, que vão atender mulheres presidiárias.

O Campus Catolé do Rocha vai ofertar os cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Redeiro de Pesca, Criador de Peixes em Viveiros Escavados, Confeccionador de Instrumentos de Corda, Estofador de Móveis e Produtor de Mandioca. Além da sede, terá unidades em São Bento, Paulista, Jericó e Belém do Brejo do Cruz. O Campus Cajazeiras só terá cursos em Ipaumirim, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios e Nazarezinho.

A Coordenadora Geral do Pronatec no IFPB, Ivanilda Matias Gentle, comenta que a redução nas vagas esse ano de 2015 por parte do MEC é devido ao pouco tempo, já que as turmas devem ter aulas encerradas até dezembro. Ela destacou também o grande volume de turmas do Programa Mulheres Mil que é coordenado pela professora Eudna Araújo (Baby). O coordenador adjunto do Pronatec, Gilcean Alves, encontra-se em Brasília, em reunião nacional sobre o Programa e deve trazer novidades sobre o funcionamento dessas turmas.

Para saber mais sobre os cursos em todas as unidades, curta a página Pronatec IFPB no Facebook.