Responsabilidade civil do corretor de imóveis é tema de palestras na Paraíba
14 de agosto de 2015
O corretor de imóveis e especialista em Direito Imobiliário, Rômulo Soares, discorrerá sobre os cuidados e consequências de uma ação ou omissão danosa causada ao consumidor no exercício da profissão, durante palestras a serem proferidas no auditórios da OAB em Cajazeiras e do Sebrae, em Patos, às 19h desta sexta-feira(14) e sábado (15) , respectivamente,com entrada franca. Nas próximas terça e quarta-feira será a vez de João Pessoa e Campina Grande, nos auditórios da Fiep.
“Vender é uma arte como uma ciência. É uma arte porque muitas das competências não podem ser aprendidas em um livro didático. Vender exige prática, a exemplo do que acontece em uma partida de futebol. Estudar num livro ajuda, mas não basta. Muitas habilidades, como entender as mensagens de comunicação não verbais dos compradores, ouvir, lidar com objeções ou fazer o fechamento, requerem prática. Tais qualificações são aprendidas com a experiência”, destaca.
Segundo ele, essa atividade profissional é caracterizada por um crescente conjunto de conhecimentos e de fatos objetivos e para que seja bem sucedida exige uma combinação de aprendizado formal e prática, de ciência e arte.
Incentivo à criatividade
Para Rômulo, uma das boas lições que se pode extrair de uma crise econômica é o incentivo à criatividade. “Se você ficar sentado chorando suas pitangas e não fazendo absolutamente nada, ai sim a coisa vai ficar bem feia”, adverte, acrescentando que os corretores de imóveis geralmente estão sob pressão para vender sempre, daí por que precisam ser capazes de controlar a pressão para vender imediatamente. utilizando a paciência em seu relacionamento de trabalho com o cliente.
“Deixe o cliente decidir quando efetuará a compra em vez de pressioná-lo, para que tenha uma decisão rápida, pois o comprador precisa de informações para tomar uma decisão consciente. De modo geral, isso exige tempo e uma grande paciência. A sabedoria e o auto controle no fechamento de uma venda provoca com o tempo a construção de um relacionamento de longo prazo”, orienta.