logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

MEC vai lançar site para ajudar professor a montar provas

18 de junho de 2015

O governo federal vai lançar em agosto um sistema para que professores e diretores das escolas de todo o país possam entender melhor o nível de aprendizagem dos alunos. Chamado Devolutivas, o projeto é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

As escolas do nível fundamental e médio terão acesso a um novo portal a partir do qual poderão montar provas com base nos itens das avaliações federais de larga escala. O portal facilitará o entendimento do significado pedagógico das notas numéricas – mostrando, por exemplo, o que representa em termos de aprendizado uma nota 200 em Matemática. Espera-se, assim, aumentar o protagonismo pedagógico das avaliações.

Os educadores poderão ainda diagnosticar o desempenho dos seus alunos ao longo do ano, sem precisar aguardar os resultados bianuais da Prova Brasil, avaliação que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Inep vai oferecer 600 itens da Prova Brasil no portal. Essas questões terão o detalhamento da sua vinculação curricular, apontando habilidades e competências que o aluno domina ao acertá-las. A nova plataforma terá um guia de navegação, mas o Inep estuda promover formação para os usuários.

O projeto é mais um esforço do Inep em oferecer “relevância pedagógica” aos dados. No ano passado, as escolas receberam o Ideb com uma explicação das correlações entre os pontos e as competências avaliadas, além da contextualização socioeconômica.