logo paraiba total
logo paraiba total

Mercado de Pet no Brasil dribla a crise econômica

24 de abril de 2015

O segmento de alimentação animal representa aproximadamente dois terços do segmento pet, que movimentou R$ 16,4 bilhões no ano passado. Esse montante põe o Brasil na segunda posição global do setor, com 7%. O País só perde para os Estados Unidos, que dominam 33% do mercado pet. Segundo o presidente da Nestlé Purina para a América Latina, Fernando Merce, o Brasil responde por 55% do consumo latino-americano de alimentos para animais de estimação. Hoje, são 65 milhões de “consumidores” – 40 milhões de cães e 25 milhões de gatos.

Além da expansão natural do mercado, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França, diz que as vendas do setor de pets são beneficiadas pela urbanização da população, que passa a viver em apartamentos. Isso contribui para que o brasileiro abandone um hábito antigo, o de cozinhar para o animal de estimação, e passe a adotar o alimento industrializado.

Além do crescimento em volume, as fábricas fazem de tudo para que o consumo de rações fique mais sofisticado. A Mars, vem investindo em rações e petiscos que ajudam no funcionamento do intestino e na higienização dos dentes. A Nestlé Purina busca inovações locais: no Brasil, usa frutas tropicais, como jabuticaba e acerola, na formulação de seus produtos.