Evento no Sertão discute energias alternativas
8 de abril de 2015
Sustentabilidade ambiental, potencialidades do semiárido para a utilização da energia eólica e solar, as políticas públicas e os financiadores desse desenvolvimento serão discutidos, a partir desta quinta-feira (9), na cidade de Pombal, no Sertão paraibano, a 370 km de João Pessoa. O 1o Fórum de Energia Solar e a 1a Conferência Regional da Sustentabilidade Ambiental serão realizados na quinta (9) e sexta (10), respectivamente, no auditório da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), no campus de Pombal.
Durante o evento, será elaborada uma agenda de prioridades para formulação de políticas públicas para energias alternativas no semiárido brasileiro. Estarão envolvidos pesquisadores, órgãos de fomento, planejadores, políticos, representantes da sociedade civil, além do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. “Durante as conferências, os participantes serão divididos em grupos, coordenados por especialistas, e discutirão temas distintos sobre energias alternativas. Pretendemos abranger a escala local e regional”, destacou a gerente da agência do Sebrae em Pombal, Maria do Socorro Félix.
Apesar da seca da região, a cidade de Pombal tem mostrado algumas alternativas isoladas e pontuais de empreendedores locais. Segundo Socorro, produtores rurais já estão utilizando placas de energia solar em algumas propriedades. “Além disso, em Catolé do Rocha, há uma indústria que adotou diversas práticas sustentáveis, de reaproveitamento da água, redução de desperdícios e de energia. É um exemplo de empresa sustentável para o Estado”, completou a gerente.
Ela ainda acrescentou que a realização do evento é fruto da união do governo municipal, instituições de ensino e pesquisa, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil. “Todos estão unidos e preocupados com a escassez dos recursos hídricos e em busca de políticas públicas. Para elaborar uma agenda de prioridades de modo democrático e articulado, foram mobilizados vários grupos. Além da falta de água, há limitações da atual matriz energética que cobre a região”, acrescentou.
A realização dos eventos é do Sebrae Paraíba, prefeitura municipal, UFCG, Comitê de Energia Renovável do Semiárido (Cersa) e Programa de Ação Social de Política Pública (Paspp). Os parceiros estratégicos são o programa Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), o projeto Eco Consciente e o Sistema de Indicadores de Sustentabilidade Urbana, Rural e Ambiental (Sura). O evento ainda teve parceria do governo do Estado, Sistema Indústria Fiep e Senai, Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB), Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec), Germinar Pombal e Emepas.
Programação
Quinta-feira (9)
8h – solenidade de abertura do 1º Fórum de Energia Solar;
9h – 1ª mesa-redonda “Sustentabilidade ambiental e energias alternativas”, com Dr Gesinaldo Ataíde Cândido (UFCG), pesquisador Heitor Scalambrini Costa e mediação do Dr. Camilo Allyson Simões de Farias (UFCG);
10h – coffee break;
10h30 – 2ª mesa-redonda “Potencialidades e viabilidades do Semiárido para a energia eólica e solar”, com Dr. Enilson Pereira Cavalcanti (UFCG), Dr. Renilson Targino Dantas (UFCG), com mediação do Dr. Marçal Rosas Florentino Lima Filho;
12h – almoço;
14h – Grupo de Trabalho;
15h15 – coffee break;
15h30 – plenária para organização da agenda de prioridades;
Sexta-feira (10)
8h – solenidade de abertura da 1ª Conferência Regional da Sustentabilidade Ambiental; Conferencista: Neilton Fidelis da Silva (IFRN e UFRJ) – “Da crise do modelo do setor elétrico ao ambiente favorável à promoção das tecnologias renováveis”;
9h – 1ª mesa-redonda “As políticas públicas e os financiadores do desenvolvimento que queremos” – Governador Ricardo Coutinho e deputado Luiz Couto. Mediadora: Pollyana Dutra (prefeita de Pombal)
10h – coffee break;
10h30 – Debate e assinatura da Agenda de Prioridades
12h – encerramento