logo paraiba total
logo paraiba total

Estado promove intercâmbio cultural de artesanato com Indígenas Potiguaras em Campina Grande

27 de junho de 2014

Uma equipe de 20 indígenas potiguaras, de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, participa, na manhã desta sexta-feira (27), em Campina Grande, de intercâmbio em artesanato, a fim de conhecer experiências que venham a contribuir com a produção e criação do artesanato e o fortalecimento da cultura indígena em seus municípios. A ação, executada pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, integra o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater).

Inicialmente os indígenas farão uma visita à II Mostra Regional da Agricultura Familiar, que ocorre na Praça Clementino Procópio, com a finalidade de incentivar a troca de experiências, a comercialização, a articulação das organizações e a valorização da agricultura familiar. Em seguida, conhecerão o Salão de Artesanato e, por último, a Vila do Artesão, onde devem compartilhar experiências com outros artesãos.

A equipe será acompanhada no evento por articuladores estadual e regional da Rede Temática de Indígenas da Emater Paraíba.

A Emater tem até o final de outubro para concluir 17 atividades iniciadas na primeira quinzena de junho, entre oficinas, intercâmbios, cursos e encontros com os povos indígenas de comunidades de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. As ações envolvem metodologia participativa, artesanato em cerâmica, avicultura alternativa e gestão social em agricultura, fruticultura e apicultura, além de políticas públicas direcionadas aos povos indígenas.