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“O mercado paraibano é tratado de forma diferenciada, visto que cresce mais que a média do Brasil e do Nordeste na companhia”

13 de maio de 2014

O segmento de telefonia móvel tem crescido imensamente em todo o País nos últimos anos. Dados de institutos de pesquisa, inclusive, revelam que, com a chegada da internet, o setor só obteve ganhos, pois conseguiu agregar e oferecer mais serviços, por meio de pacotes de voz e de dados aos consumidores, cada vez mais exigentes no mercado de operadoras.

As empresas do setor, é claro, também crescem. A TIM, que acaba de anunciar investimentos na Paraíba, teve um lucro trimestral esse ano de R$ 372 milhões, é a segunda maior operadora do Brasil e a empresa líder do segmento pré-pago, com mais de 73,6 milhões de clientes e 27% de market share. No Estado, também é vice-líder em telefonia móvel, com mais de 32% de market share e uma base de clientes de mais 1,6 milhão de assinantes. Atualmente a companhia cobre 88,9% da população urbana do Estado, alcançando 130 do total de 223 municípios paraibanos, levando seus serviços 3G a 61,6% da população urbana. Em toda a Paraíba, a Tim possui ainda mais de 8.500 pontos de vendas, sendo 18 lojas entre próprias e de parceiros.

Na última semana, a companhia divulgou que vai chegar a R$ 55 milhões nos investimentos na Paraíba. O Portal Paraíba Total recebeu  o  executivo de Operações de Rede da Tim Nordeste, Douglas Bogdzevicius Soares, que concedeu entrevista exclusiva, sobre investimentos , tecnologia e atendimento ao consumidor.

Ao longo da entrevista Douglas, que traz na bagagem uma experiência de quase 25 anos no mercado de telecomunicações, ainda apontou os principais gargalos que a TIM enfrenta para se manter firme no competitivo mercado de telefonia. “A questão da mão-de-obra é sim um ponto de atenção, e isso é comum às demais operadoras. Então, a Tim possui um plano de formação de profissionais. Ela busca muito no mercado profissionais novos, recém-formados, e dentro desse plano de talentos, ela desenvolve competência dentre de casa, dá treinamento e faz a retenção de funcionários com plano de cargo e salário, de evolução de carreiras”, observou ele.

Abaixo, a entrevista completa.

Quais os investimentos que estão sendo feitos pela TIM na Paraíba e na Capital João Pessoa?

A TIM está investindo no ano de 2014 na Paraíba um total de R$ 55 milhões, inclusive o dobro do que foi investido em 2013, R$ 27 milhões. Tem como inovação para o Estado a continuidade do plano de investimento no 3G, continuidade do MBB (Mobile Broadband) e o FTTS (Fiber-to-the-site ou fibra até antena), que é um conjunto de facilidades de softwares e hardwares atrelado ao 3G. Estamos com mais100km de fibra ótica dentro só de João Pessoa, que permite interligar os sites, e trafegar o volume de dados, que hoje está crescente dentro do Estado da Paraíba.  Podemos dizer ainda que, esses projetos de infraestrutura da operadora já em andamento no Estado, como o se traduzem na oferta de uma rede de alta performance para os serviços de banda larga móvel, capaz de suportar o crescimento de tráfego de dados, ou seja, o cliente 3G da Tim perceberá nas cidades impactadas uma rede preparada para uma excelente experiência de uso, com acesso muito mais rápido aos conteúdos da internet, melhorando significativamente sua navegabilidade. Ele terá acesso às últimas tecnologias disponíveis para o 3G, como Dual Carrier e HSPA+, que significam uma ótima velocidade e qualidade compatível com os últimos lançamentos de smartphones no mercado.

Qual o perfil do paraibano como usuário dos serviços disponibilizados pela TIM? Tem algum diferencial dos demais estados?

Hoje a TIM é a segunda em penetração no mercado paraibano, com uma atuação de pré-pagos de 87%, e com uma tendência de crescimento do volume de dados muito grande. Dos últimos doze meses, ou seja, de fevereiro de 2013 à fevereiro de 2014, o uso de internet na Paraíba de usuários da Tim cresceu 270%, no contexto do Nordeste, enquanto o do Nordeste foi 220% e do Brasil foi 210%. Então, podemos afirmar que a Paraíba tem um destaque muito grande no contexto nacional. Dos assinantes TIM da Paraíba, 28% são usuários de internet, através de smartphone, de tablet, independente do plano, contra uma média de 20% da média a nível nacional, exceto das grandes Capital como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, então o uso da TIM na Paraíba, em termo de internet móvel é muito maior do que a média brasileira.

Para atingir esses altos percentuais de crescimento a TIM tem trabalhado algo diferencial com o público paraibano? Ela tem algum plano de visão estratégica para cada estado ou região?

O plano da TIM é moldado à medida em que o tráfego vai crescendo. Ou seja, a área de qualidade da TIM faz a análise pontual de onde está crescendo, pois ele não cresce em todas as áreas da cidade, é avaliada estação por estação e então é ampliado aquela estação pontualmente. Não dá para tratar a região Nordeste e os Estados de uma forma única, com um plano único, para cada cidade. Então, é tratado ponto a ponto, estação a estação e cidade a cidade. E tanto que hoje não é possível dizer que vamos investir em 2014 e 2015 em determinada cidade, pois isso é variável de acordo com o crescimento de tráfego e crescimento econômico de cada localidade.

Até o final desse mês maio a TIM vai disponibilizar uma cobertura de 80% em João Pessoa da tecnologia 4G. Como se dará esse implemento?

Dando continuidade à expansão em capacidade, focada em dados de internet e smartphones, bem como no modem e tablet, até o final do mês a TIM atingirá essa cobertura de 80% da Capital paraibana, em 4G, ou seja, da área urbana da cidade, onde o usuário que tiver um smartphone 4G ele poderá ir até a loja fazer a troca do chip do Sincat, pois não existe ainda um plano específico para o 4G da TIM, ou seja, o usuário continuará usando seu plano atual seja o Liberty, Infinity ou Web, que ele tiver disponível.

Qual a previsão da ampliação cobertura da tecnologia da TIM para as demais cidades paraibanas?

Temos a previsão sobre o plano de ampliação de 3G em Campina Grande até o final do ano. Onde temos conseguido o mais polo de tráfego, de fibra ótica dentro da cidade. Essa é uma prioritária.

Líder do segmento pré-pago no Estado, como a TIM tem trabalhado seus diferenciais perante as demais operadoras concorrentes?

Nosso pré-pago tem hoje disponíveis planos de dados e de voz, ao valor de R$ 0,50 por dia e por chamada ou R$ 0,75 com SMS, permitindo que uma grande quantidade de pessoas de menor poder aquisitivo tenha acesso ao uso de voz e de internet. Então, por um baixo valor o nosso usuário vai poder ter acesso às redes sociais, canais de notícias, e isso é um diferencial, que todo consumidor busca. E na Paraíba essa busca por esse uso completo só tem crescido.

A exemplo do que acontece em todo o País, as operadoras de telefonia tem sempre ocupado a liderança em termo de reclamações por parte da população junto aos órgãos de defesa do consumidor. Como a TIM tem convivido com essa situação e o que a mesma tem feito para mudar essa realidade?

O nível de reclamação no Procon, tanto a nível nacional como aqui no Estado da Paraíba, por exemplo, a Tim é segunda menos demandada entre março de 2013 a março de 2014, no segmento, apresentando 100% de resolutividade de Reclamações Fundamentadas. Nos Procons Municipais de João Pessoa e Campina Grande, a companhia também aparece como a segunda operadora menos demandada no mesmo período. Isso, levando em consideração sua demanda, base de assinante, ou seja, por ser vice-líder no mercado, é algo positivo. E a interação com o Procon é feita por meio de reuniões periódicas. Existem, ainda em cada Procon, um 0800, onde o analista do órgão pode ligar para TIM junto com o consumidor reclamante, de forma online. A companhia também prioriza a transparência nos seus negócios e no relacionamento com os clientes. Um marco foi o lançamento, em 2012, do site Portas Abertas, que permite aos consumidores conhecer o verdadeiro retrato da cobertura da TIM e seus projetos de ampliação e melhorias da rede.

Quais foram os investimentos realizados pela TIM até 2013 na Paraíba?

Em 2013, a companhia fez o aporte de cerca de R$ 27 milhões na Paraíba e em 2014 pretende dobrar o volume, chegando a mais de R$ 55 milhões, com foco nos pilares transparência, qualidade e inovação. Até o mês de abril deste ano a TIM ampliou sua cobertura 3G à outros oito municípios paraibanos (Alhandra, Conceição, Imaculada, Paulista, Remígio, Santana dos Garrotes, São Bentinho e Sumé). Atualmente a companhia cobre 88,9% da população urbana do estado, alcançando 130 do total de 223 municípios paraibanos, levando seus serviços 3G a 61,6% da população urbana.

Como o senhor avalia o mercado varejista de telefonia no Estado e quais as projeções de vendas que podem acontecer nesse segmento?

Atualmente, 75% das vendas de celulares é de smartphones. Então, já é uma tendência de mercado, pois o usuário passa a ter uma necessidade de ter a voz e ter os dados, bem como de um aparelho que ofereça essa possibilidade, como é o caso dos smartphones.Então, hoje temos em torno de 35% da base de clientes da TIM na Paraíba utiliza smartphones como terminais e a tendência é de que até o final do ano possamos chegar a 80%

Na sua opinião, de que maneira a TIM tem contribuído não só para o desenvolvimento tecnológico, mas principalmente econômico do nosso Estado e também do país?

Através de alta tecnologia, de qualidade e de planos com preços acessíveis, a TIM permite que o usuário, seja ele uma pessoa física ou jurídica, de pequena ou média empresa, se conecte com outras pessoas, tenha acessibilidade à aplicativos, à internet, à informações de um modo geral, de uma forma mais rápida e segura, e isso aumenta a interação entre empresas e facilita o fechamento de negócios, de pesquisa de preços, de mercado como um todo.

Quais maiores desafios, gargalos enfrentados pela TIM e como as ela tem feito para superá-los nos dias atuais? A falta de mão-de-obra qualificada seria um deles?

A questão da mão-de-obra é sim um ponto de atenção, e isso é comum as demais operadoras. Então, a TIM possui um plano de formação de profissionais. Ela busca muito no mercado profissionais novos, recém-formados, e dentro desse plano de talentos, ela desenvolve competência dentre de casa, dá treinamento e faz a retenção de funcionários com plano de cargo e salário, de evolução de carreiras. Hoje só na parte de redes no Nordeste a tem 120 funcionários próprios, além dos terceirizados que fazem a parte de manutenção. E com isso, a nossa rotatividade do quadro chega a 5% por ano, pela fidelização que agente consegue e pelo prazer de trabalhar na TIM.