logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Feira do Produtor incentiva agricultura familiar e alimentação saudável

25 de abril de 2014

Mais de 140 toneladas de produtos vendidos mensalmente e um montante de R$ 90 mil negociados pela agricultura familiar. O saldo positivo é da Feira do Produtor, realizada todas as sextas-feiras no pátio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), na BR-230, em João Pessoa. O evento começa às 4h e beneficia, em média, 80 produtores rurais. A iniciativa ganhou aprovação da população, que tem acesso a alimentos de qualidade com preços competitivos.

A coordenadora da Feira do Produtor, Dalvanira Ferreira de Sousa, explicou que todos os agricultores são assistidos pela Emater. “Atualmente, temos cerca de 80 agricultores que participam da feira. São produtos que vão desde hortaliças e frutas até gêneros alimentícios como pães artesanais e também derivados da produção da agricultura familiar. Aqui, o consumidor tem acesso a um alimento novo, colhido na véspera e sem atravessadores. Chegam também a ser até 30% mais baratos do que a média de preço do mercado”, explicou.

Ainda segundo Dalvanira, os produtores que participam do evento semanal são ligados à Associação do Agronegócio da Região de João Pessoa (Agora). A entidade reúne trabalhadores rurais de 23 municípios. Porém, a Feira do Produtor também está aberta a agricultores de outras regiões do Estado.

A presidente da Agora, Maria das Graças da Silva, que vende bolos caseiros na feira, considera a iniciativa importante para a sobrevivência dos agricultores. “Antes da existência da feira, não tínhamos onde vender nossos produtos. Eu mesma sustento toda minha família com o que ganho aqui. A população, por sua vez, tem produto de qualidade, com gostinho caseiro”, destacou.

Para manutenção da feira, os agricultores familiares são assistidos por especialistas da Emater. Os produtores recebem orientação sobre planejamento, controle, organização e gestão, além de terem acompanhamento sistemático na produção.