logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Inadimplência do consumidor começa o ano com alta de 1,1%, revela Serasa

12 de fevereiro de 2014

O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou em janeiro crescimento de 1,1%, na comparação com dezembro de 2013, representando a quarta alta mensal consecutiva. Na variação anual – janeiro de 2014 contra o mesmo mês de 2013 – o indicador apresentou queda de 4,0%, o oitavo recuo interanual (mês contra mesmo mês do ano anterior) consecutivo.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as recentes altas mensais da inadimplência do consumidor estão enfraquecendo as quedas nas comparações interanuais nos últimos quatro meses: outubro/13 (-11,9%); novembro/13 (-10,3%); dezembro/13 (-6,5%); janeiro (-4,0%). Isto sinaliza que a trajetória de declínio da inadimplência do consumidor, constituída a partir do último trimestre de 2012, pode estar se encaminhando para uma conjuntura de estabilidade. 

Aumentos sucessivos das taxas de juros, crescimento mais fraco da economia, inflação situando-se próximo ao teto da meta e diminuição do ritmo de geração de vagas no mercado formal de trabalho contribuem para desacelerar a curva descendente da inadimplência do consumidor.

As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pela alta do indicador em janeiro de 2014, com variação de 2,7% e contribuição de 1,1 p.p. 

Os títulos protestados apresentaram crescimento de 23,8% e contribuição de 0,4 p.p. Já a inadimplência com os bancos registraram variação negativa de 0,7% e contribuição negativa de 0,3 p.p. Os cheques sem fundos tiveram contribuição nula no índice de janeiro.