logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Telejudiciário da PB amplia horário de atendimento e emite quase 180 mil certidões em 2013

22 de janeiro de 2014

O aumento na emissão de certidões pelo Telejudiciário, setor do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em 2013, evidencia a busca do cidadão pela Justiça. Comparando-se com os últimos dois anos: foram realizados 234.000 atendimentos para emissão de certidões cíveis e criminais em 2011/2012. Já em 2013, esse número aumentou para 650 distribuições diárias, totalizando 177.802, nas 11 comarcas onde o setor está instalado.

Na Capital, a equipe da gerência decidiu ampliar o horário de funcionamento e propiciar mais conforto à sociedade. 

Com aprovação da Diretoria Especial, a unidade na Capital, que funciona no Anexo Administrativo do TJPB, passou a funcionar das 8h às 19h. Contudo, nas demais comarcas, o horário de atendimento do Telejudiciário respeita o funcionamento dos Fóruns.

Através do ato 67/2013 foi permitido que os gerentes dos fóruns possam liberar certidões positivas, bem como aquelas que necessitam de conferência, a exemplo do casos das homônimas. Após essa permissão, o cidadão não precisa mais se deslocar para as unidades de João Pessoa, Patos ou Campina Grande para receber a sua documentação. Ele pode, simplesmente, se dirigir ao fórum de sua cidade.

Outra iniciativa para melhorar o atendimento ao público é a utilização de máquinas de autoatendimento em algumas unidades judiciárias da Capital, os chamados Totens (Terminal de Autoatendimento Eletrônico). Atualmente, os equipamentos estão em fase de testes no próprio TJPB. Após esse período e aprovação, o uso da tecnologia deve ser estendido até os Fóruns das comarcas de Patos, Pombal, Cajazeiras, Sousa, Campina Grande, Santa Rita, Bayeux, Guarabira e Cabedelo.

Atendimento por telefone – Entre outras atribuições, o setor disponibiliza informações das movimentações processuais no âmbito do TJPB. O serviço é feito presencialmente ou pelo telefone (083 3261-1581), das 12h às 19h.