logo paraiba total
logo paraiba total

Lojistas falsificam algodão colorido e prejuízos podem afetar cadeia produtiva

6 de janeiro de 2014

O algodão colorido se tornou alvo de falsificação na Paraíba. Roupas e acessórios estão sendo produzidos com tecido tingido e revendidos em pontos turísticos de João Pessoa até pela metade do preço como se fossem originais. Produtores e comerciantes denunciam a concorrência desleal e temem prejuízos em toda cadeia produtiva envolvida, desde agricultores, artesãos, fabricantes e revendedores.

As imitações de algodão colorido encontradas pela reportagem nas vitrines não possuem informações que revelem se tratar de algo similar e alguns produtos sequer têm etiquetas informando o fabricante. Quando compradores, principalmente turistas, perguntam se há peças em algodão colorido alguns vendedores mostram produtos com preços mais atrativos, mas feitos com tecido pintado, que podem ser desbotados e manchados na primeira lavagem. 

Imitação do topázio

O produto falsificado é uma imitação do tipo topázio, de cor caramelo, considerado mais fácil de imitar. Contudo, este tipo passou por experimentos há dois anos no Estado, mas não foi produzido para comercialização e não existe no mercado. Só são produzidos na Paraíba dois tipos: o algodão colorido safira, que é da cor da pele, o chamado nude, e o outro tipo é o rubi, semelhante à cor de telha.