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Foto: Unsplash

5 Métricas-chave para acompanhar em uma campanha de marketing criativo de sucesso

Entender o funcionamento do marketing digital é fundamental, assim como ter uma equipe capacitada para fazer toda a divulgação necessária da sua empresa

29 de abril de 2024

Constantemente nos deparamos com propagandas e divulgações de negócios online. Elas surgem por meio e banners, propagandas, chamados, dentre outros. Empresas grandes que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado são as mais presentes nesse meio e divulgação, como no 777 Bet Bitcoin cassino.

 

Entender o funcionamento do marketing digital é fundamental, assim como ter uma equipe capacitada para fazer toda a divulgação necessária da sua empresa. Hoje falaremos do que você deve observar ao fazer uma campanha de marketing. Traremos as principais métricas para entender se os seus investimentos estão funcionando e como é possível melhorar na divulgação que está sendo feita.

Por que medir o sucesso da sua campanha de marketing?

Entender e medir o sucesso da campanha de marketing é o que vai te ajudar a entender o que está sendo feito e como é possível melhorar a divulgação para alcançar o público desejado. Antes de mais nada, é preciso entender como você irá alcançar o público desejado. Para isso, tenha sempre uma equipe de marketing preparada e todos seus desejos de público alvo em mãos. Assim, será mais fácil de tentar atingi-lo.

 

Ao longo do processo de campanha de marketing, diversas nuances podem acontecer. Nem todas as campanhas funcionam ou são benéficas. Estar sempre de olho é fundamental, afinal, é desse modo que você poderá confirmar o funcionamento do processo e se está valendo a pena o investimento.

 

Para conseguir catalogar tudo e analisar sem dificuldades, estabelecer métricas simples e de fácil entendimento é fundamental. Além disso, elas devem ser claras e dizer tudo que é preciso sobre a sua campanha. Para te ajudar, listamos as 5 principais métricas que você pode considerar na hora de analisar a sua campanha e marketing e concluir se ela está, ou não, funcionando.

1. Alcance

Em campanhas de mídias pagas é comum encontrar muito essa métrica. Ela te ajuda a entender quantas pessoas estão sendo alcançadas pela sua campanha. Esse alcance possui métricas diferentes, podendo exigir que haja apenas a visita do usuário ao site ou link ou que haja alguma interação no ambiente. Em geral, esse segundo parâmetro dá resultados menores, mas acaba sendo mais eficiente e representa um valor real de alcances, já que exige a efetivação do usuário com alguma ação de afirmação. O alcance é uma das primeiras coisas a se avaliar ao entrar em qualquer sistema de divulgação e marketing digital.

2. ROI (Retorno sobre o investimento)

Toda campanha de marketing exige algum gasto. Eles podem, ou não, pesar no bolso. Porém, o importante, é que sejam gastos que valem a pena. Não adianta nada investir fundos grandes e, na verdade, lucrar pouco, ou quase nada com os anúncios, ou campanhas. O ROI serve justamente para que você consiga controlar o quanto está entrando e o quanto está saindo.

 

Se você trabalha com a venda de algum produto é preciso estar suprindo os gastos com anúncios vendendo o suficiente, inclusive, esses gastos devem passar a ser contabilizados na hora de definir um valor para o produto. Assim você irá garantir bons lucros e nenhuma perda. Na verdade, é preciso que o retorno seja significativamente maior que o investimento para que este valha, de fato, a pena.

3. Ticket médio

O ticket médio é a divisão de toda receita num certo intervalo perlo número de produtos vendido. Assim você saberá quanto os clientes estão gastando por produto, em média. Isso ajudará a entender o quanto entra e quanto sai. Além disso, você conseguirá perceber se produtos mais baratos ou mais caros estão tendo maior saída, conseguindo filtrar ou até mesmo alterar o estoque, removendo ou adicionando produtos.

 

Entender o ticket médio ajuda a produzir melhor e estabelecer bons parâmetros na hora de fazer a sua campanha. Se produtos de um valor X geram maior receita, ou seja, se o ticket médio se aproxima mais do valor do produto X, então conseguir estoques de similares ou divulgá-lo pode ser a melhor opção para garantir boas vendas.

4. Taxa de conversão

A conversão diz respeito a quantos usuários, de fato, estão interagindo no seu site. Isso significa, quantos deles estão sendo convertidos em clientes. Essa conversão pode acontecer de diferentes formas, como clicando num botão, se inscrevendo em algo ou preenchendo um formulário, são muitas as formas de se te rum cliente convertido. O valor de conversão mostrará o quão atrativo o seu site se parece e quanta vontade os usuários têm de clicar em algo e conhecer mais do seu trabalho.

 

Para realizar uma boa conversão, é claro, você deve conseguir estabelecer boas chamadas no seu site oficial ou nas propagandas. É preciso que tudo seja bem chamativo e apele para uma necessidade real e pessoal do usuário em questão. Foque em converter clientes que atendam ao perfil que quer que seus produtos atinjam.

5. Origem

Se você está utilizando de propagandas em diferentes ambientes e chamados distintos em ambientes variados durante a sua campanha de marketing, então é importante entender qual a origem dos clientes em potencial, principalmente daqueles que interagem no seu site oficial. Saber se eles vêm do Facebook, Google ou de algum site específico é fundamental, afinal, é dessa forma que você descobrirá onde está localizado o seu público alvo. É por essa métrica também que você saberá como economizar mais nas suas campanhas, já que conseguirá definir os melhores lugares para fazer propaganda e os que menos geram engajamento.

Fonte: Assessoria