Mercado de planos de saúde registra crescimento de 1,1 milhão de beneficiários
19 de dezembro de 2013
O Brasil atingiu, no trimestre encerrado em setembro de 2013, um total de 49 milhões de beneficiários de planos de saúde médico-hospitalar, registrando um crescimento de 0,9% no trimestre encerrado em setembro e de 3,2% no acumulado em 12 meses. Os dados constam do boletim “Saúde Suplementar em Números”, produzido pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) com as informações que acabam de ser atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O boletim está disponível em www.iess.org.br.
De março a setembro de 2013, o mercado cresceu em 1,1 milhão de beneficiários. No período de 12 meses, de outubro de 2012 a setembro de 2013, o crescimento acumulado foi de 1,5 milhão de beneficiários.
O mercado foi impulsionado principalmente pelos planos coletivos empresariais, que registram um crescimento de 1,3% no trimestre e de 5,5% em 12 meses. Na visão de Carneiro, uma das hipóteses a justificar esse comportamento é que as pequenas e médias empresas (PMEs) têm aumentado as contratações de planos empresariais.
Entre as grandes regiões do Brasil, o Nordeste registrou a maior taxa de crescimento no período de 12 meses encerrados em setembro de 2013: 6%. No acumulado trimestral, a alta na região foi de 1,5%, totalizando um mercado de 6,64 milhões de beneficiários. No Norte, região com menor taxa de crescimento, o crescimento trimestral foi de 0,7% e o anual de 5,8%, chegando a 1,80 milhão de beneficiários.
Maior mercado do País, o Sudeste obteve crescimento de 0,9% no trimestre e de 2,6% no acumulado de 12 meses encerrados em setembro, ao atingir 31,1 milhões de beneficiários.
Planos odontológicos
Os planos exclusivamente odontológicos registraram crescimento de 2,5% no acumulado do terceiro trimestre de 2013 e alta de 4,2% no ano encerrado em setembro. Chegou, assim, 19,5 milhões de beneficiários.