logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Poder terapêutico dos alimentos e inovação são temas do Inova Gastronomia Paraibana

23 de outubro de 2013

O poder terapêutico dos alimentos será tema de debate na tarde desta quarta-feira (23), às 14h, no Inova Gastronomia Paraibana. A chef carioca Flávia Quaresma, formada pela Escola Le Cordon Bleu de Paris, vai mostrar aos participantes do Fórum Paraibano de Gastronomia como conciliar a alimentação saudável ao prazer do sabor e da gastronomia e como aliar o potencial terapêutico dos alimentos às receitas saborosas.

Flávia Quaresma é conhecida como a mulher mais influente do Brasil na categoria gastronomia pela revista Forbes e é autora dos livros “Saboreando Mudanças: O Poder Terapêutico dos Alimentos, Arte de Cozinha” e “Saúde em Jogo – Dicas e Receitas para o Homem inteligente”.

 Além do debate sobre o poder terapêutico dos alimentos, o Fórum vai trazer o chef Alberto Landgraf (SP), que fará a palestra “Inovação x Tradição – Qual caminho seguir?”. Na ocasião, será discutido o papel da inovação como oportunidade para incrementar e fortalecer a gestão de negócios no setor de gastronomia. Aos 33 anos, Landgraf, proprietário do restaurante Epice, é referência na nova geração da gastronomia no Brasil. O profissional acumula diversos prêmios, como Chef Revelação pela revista Veja São Paulo (Comer e Beber 2011/2012) e outras premiações da Revista Época São Paulo e Prêmio Paladar, Estado de S. Paulo. Em 2011, o Epice foi eleito o melhor restaurante novo pelo Guia Quatro Rodas e pela revista Época São Paulo.

O Inova Gastronomia Paraibana é um iniciativa do Sebrae Paraíba, em parceria com a Fecomércio, Sesc e Senac. O evento começou nesta terça (22) e termina na próxima sexta-feira (25), na escola de Gastronomia do Sesc, na orla do Cabo Branco, na Capital. No total, 25 chefs de diversas partes do país, incluindo paraibanos, participam – através de palestras, oficinas e aulas show – das discussões acerca da Inovação, Gestão e Sustentabilidade na cozinha.

Oficinas e aulas show

Ao longo da manhã desta quarta-feira, estão sendo promovidas oito oficinas com chefs paraibanos e de várias regiões do país. Nestas atividades, os profissionais ensinam passo-a-passo como preparar pratos do seu repertório. Filha de paraibanos, a chef carioca Katia Barbosa mostrou aos inscritos na sua oficina como produzir o premiado bolinho de feijoada, petisco mais pedido no seu restaurante Aconchego Carioca, o mais badalado boteco do país.

No período da tarde é a vez das aulas-show, a partir das 16h. Para participar desta atividade basta se inscrever no site e trazer para o evento 1kg de alimento. As aulas shows desta quarta são: Festa de casamento (Chef Genaldo Cardoso/PB), Camarão com rendas de macaxeira servido com chutney de tamarindo (Chef Morena Leite/SP), Telhinha de beiju com gratinado de siri e bobozinho frito (Chef Tereza Paim/BA) e Salada sertaneja uma mistura saudável e terapêutica com ingredientes locais (chef Flavia Quaresma/(RJ).

Jantar a 8 mãos

À noite, será promovido o Jantar a 8 mãos, na Casa Roccia e que no cardápio a combinação da criatividade e das habilidades dos  quatro grandes Alberto Landgraf ( SP), Onildo Rocha (PB), Claudemir Barros (PE) e Morena Leite ( SP). Para participar do Jantar, é preciso se inscrever no site do evento e comprar o convite que custa R$ 150.

Inova Gastronomia Paraibana 2013

22 a 25 de outubro

Sesc Praia – Cabo Branco

Programação e inscrições: http://www.inovagastronomia.com.br/