Tarifa de energia elétrica será reduzida até 4,03% na Paraíba
21 de agosto de 2013
Os usuários da Energisa Paraíba, que compreende 1,1 milhão de clientes, vão pagar menos pelo consumo da energia elétrica com a revisão tarifária. A partir da próxima quarta-feira (28), indústrias (4,03%) e consumidores residenciais (3,80%) terão as maiores reduções, segundo informou na última terça-feira (20) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Já a redução na conta de energia dos pequenos comerciantes foi um pouco menor (2,59%). Vale lembrar que o recuo do índice, que vai atingir 216 municípios paraibanos, faz parte da terceira revisão tarifária periódica da Energisa Paraíba.
A previsão inicial em junho da Aneel para a redução média era de um índice menor (2,54%). Já o setor industrial, a estimativa era de queda de 5,08%, enquanto os consumidores residenciais a Aneel previa um desconto bem menor (1,45%).
A revisão tarifária ocorre a cada quatro anos e já é prevista nos contratos de concessão. Ela tem por objetivo obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.
Os descontos que começam a vigorar este mês, só vão ter impacto na conta de energia elétrica em setembro. Mas desde já a redução foi bem recebida por representantes do comércio, indústria e consumidores da Paraíba.