logo paraiba total
logo paraiba total

UEPB realiza seminário sobre transparência pública em João Pessoa

18 de agosto de 2013

Formar cidadãos aptos a entender, acessar, acompanhar e usar dados públicos disponíveis na web e divulgados de acordo com a lei, para que estes sujeitos possam reivindicar e promover mudanças sociais. Esta é a proposta do evento “Acesso, Transparência e Acompanhamento de Dados Públicos”, que ocorre de 19 a 23 de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 18h30 às 21h30, no Auditório do Campus V da Universidade Estadual da Paraíba, na Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo, em João Pessoa.

Idealizado pelo professor de Arquivologia, Henrique França, o evento é destinado a toda a comunidade acadêmica e população em geral e envolve palestra, oficinas e mesa-redonda, com o intuito de capacitar os participantes para atitudes cidadãs, controle de procedimentos de gestão pública pelo cidadão, como a Lei do Acesso à Informação e os portais de transparência, entre outras questões.

A abertura do evento será no dia 19 de agosto, com a mesa “Cidadania e Transparência Pública: como o controle pela sociedade pode gerar mudanças no Brasil”, que contará com a presença de representantes da Controladoria Geral da União, Instituto Soma Brasil, que lida com transparência Pública, e UEPB.

Também integram a programação as oficinas sobre a lei de acesso à informação, o acesso aos portais de transparência, que ocorrem de 20 a 22 de agosto. O encerramento do evento será no dia 23 de agosto, com a palestra “Perspectivas para o Brasil: como e quando ocupar os espaços de debate sobre a gestão da sua cidade, Estado e Nação”.