logo paraiba total
logo paraiba total
[gtranslate]

Vendas de chips de celular têm forte desaceleração no Estado

21 de agosto de 2012

Em junho deste ano, a Paraíba contabilizou 4,564 milhões de acessos a novas contas de telefonia móvel, enquanto as habilitações em julho não superaram 0,7% de crescimento – com 4,596 milhões de acessos e 32 mil chips vendidos ou habilitados.
Destes, 89,9% são de celulares pré-pagos (4,132 milhões) e 464,337 mil pós-pagos.
No comparativo com julho de 2011, o recuo nas vendas no mês foi de 61,9%, quando o estado somou 84 mil chips comercializados. Esta queda é observada em virtude da proibição da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que vetou a venda de novas linhas no estado, entre os dias 23 de julho e 2 de agosto, pela operadora Tim.
As habilitações do mês de julho (32 mil) também ficaram bem abaixo da média do primeiro semestre (55,7 mil acessos). Com problemas de sinal de cobertura, as duas líderes do mercado de telefonia móvel na Paraíba (Oi e Tim) perderam participação no mercado de telefonia na Paraíba nos primeiros seis meses de 2012, enquanto a Vivo e a Claro registraram elevação.
Dados da Anatel mostram que dos 334,352 mil novos acessos habilitados de janeiro a junho deste ano no estado, a Vivo habilitou 101,228 mil chips (30,2% do total) e a Claro 99,967 mil (29,9%). Já a Tim (69,370 mil) e a Oi (63,789 mil) habilitaram bem abaixo das concorrentes.
Para a coordenadora do Procon Estadual, Klébia Lundgério, independente da ação da Anatel, já havia na Paraíba uma luta do órgão e Ministério Público no sentido que as empresas colocassem em prática as melhorias para os usuários no estado.
“A Oi já está colocando em prática os R$ 78 milhões previsto para investimentos durante o ano de 2012, na instalação de novas estações de rádio-base. No entanto, a TIM – com quem tivemos audiência em junho passado – não apresentou nenhum plano de reestruturação para o estado”, afirmou.
Segundo Klébia, o inquérito contra as operadoras de celular por má prestação de serviços continua em tramitação.