logo paraiba total
logo paraiba total

Porto de Cabedelo recebe carga de petróleo verde

31 de maio de 2012

-porto

O Terminal de Combustíveis Sólidos da Paraíba (Tecop) deve movimentar 31.154.910 toneladas de coque verde de petróleo, no Porto de Cabedelo, no último dia de maio. A informação é da Gerência da Tecop/PB que está à frente da importante operação do terminal agendada para receber o navio Ocean Unicorn, que saiu da cidade de Houston, no Texas, com previsão de atracar no porto amanhã, quinta-feira (31).
A carga foi adquirida pela Tecop nos Estados Unidos da América (EUA) e será destinada ao abastecimento de diversas cimenteiras e gesseiras localizadas nos estados de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Maranhão, Alagoas e também na Paraíba.
O vice-presidente da Tecop/PB, Basten Ruijsenaars lembra que a operação da Tecop, prevista para essa semana, será responsável por destinar coque verde a quase todos estados do Nordeste do País. "A carga importada pela Tecop será distribuída entre os nossos clientes da região", explica Basten Ruijsenaars, lembrando que a Tecop também realiza operações em Barcarena, no Pará (PA), sendo que a movimentação no terminal de Cabedelo é bem mais significativa, registrando em torno de 1500 a 2000 toneladas/dia.
"É natural que tenhamos uma movimentação maior no Porto de Cabedelo já que atuamos desde 2005. A operação de Barcarena é bem mais recente, começou em janeiro último, mas, deve ter uma demanda crescente, para tanto estamos prospectando clientes e o mercado do Norte do país", destaca Basten, lembrando que o terminal de Barcarena, localizado ao lado do porto de Vila do Conde, tem capacidade para importar e beneficiar cerca de 400 mil toneladas de coque por ano.
Segundo o Gerente Geral da Tecop/PB, Adriano Araújo, durante o mês de maio, pela 1ª vez desde em que começou a operar em 2005, foi possível verificar que o pátio da Tecop pode armazenar a quantidade de 120.000,00 toneladas de coque. "Isso valoriza o trabalho logístico de toda a equipe do terminal, entendendo-se como tal o processo que compreende desde o descarregamento do navio até a chegada do produto no pátio do terminal", explica o gerente.
No mês passado, o Porto de Cabedelo movimentou 113.703 toneladas de graneis sólidos, sendo 59.829 toneladas apenas de coque verde da Tecop. No quadro de movimentação total de cargas, o Porto de Cabedelo fechou o mês de abril com 189.207 toneladas, das quais 31,62% foram referentes à movimentação da Tecop. "As ótimas referências da Tecop em relação à segurança de suas operações e a eficiência no trabalho de descarregamento no terminal, no cumprimento de prazos tem influenciado bastante a demanda de movimentação de coque no estado", finaliza Basten Ruijsenaars.