Produtores culturais participam de curso sobre Economia Criativa e Empreendedorismo
23 de maio de 2012
Capacitação espera reunir 150 gestores e vai apresentar o uso da criatividade como diferencial competitivo
Cerca de 150 produtores culturais locais participarão nesta sexta-feira (25) do curso de Economia Criativa e Empreendedorismo, que objetiva capacitar os gestores sobre o uso da criatividade como diferencial competitivo. O curso será realizado no Sebrae Paraíba e terá como instrutores Ana Carla Fonseca Reis e Leandro Valiati.
De acordo com a gestora de projetos culturais do Sebrae Paraíba, Maísa Duarte, a capacitação vai oferecer uma visão mais ampla do setor para que os produtores culturais possam compreender o mercado cultural como oportunidade de negócio e de desenvolvimento local. Ela ressaltou que a criatividade é o diferencial de um setor econômico ou cultural e sua aplicação prática resulta em inovação, um elemento importante para gerar renda, emprego e impulsionar o desenvolvimento de uma empresa ou região.
A consultora Ana Carla Fonseca explicou que a Economia Criativa é um conceito novo, que faz parte de um momento de transição de ideias, em que se vive atualmente. “Um dos elementos da economia criativa é a percepção de que a criatividade é singular, ou seja, não é transferível. O capital e a tecnologia podem ser transferidos, mas uma boa ideia é única”, completou a consultora.
O curso Economia Criativa e Empreendedorismo é um evento gratuito, promovido pelo Sebrae e pela Garimpo de Soluções (SP), que também será realizado em outras quatro capitais do país: Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belém. Além das aulas expositivas, Ana Carla Fonseca Reis e Leandro Valiati, que são especialistas na área, irão conduzir uma mesa-redonda formada por agentes representativos do setor cultural e criativo local, integrando empresários, gestores e profissionais ligados ao segmento.
Os interessados em participar do curso devem ser inscrever pelo email cursoeconomiacriativa@gmail.com.