Turismo de eventos deve crescer 20% em 2012 em João Pessoa
17 de maio de 2012
A tendência do mercado é a realização de “eventos verdes”, que são ambientalmente corretos, economicamente viáveis e trazem visibilidade às empresas
O turismo de eventos é um dos segmentos que mais cresce no país. Dados estimados do Conventions e Visitors Bureaux e das empresas locais apontam que no ano passado foram realizados mais de 70 eventos em João Pessoa. Em 2010, a capital paraibana ficou entre as dez cidades brasileiras que mais realizaram eventos internacionais. A perspectiva do Conventions e Visitors Bureaux de João Pessoa é que a quantidade de eventos em 2012 seja 20% maior que o número de 2011.
Para capacitar os interessados em trabalhar nessa área, o Sebrae Paraíba realiza o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos e o Workshop de Recepção Profissional, com a consultora nacional e internacional na área de eventos e comunicação empresarial há mais de 20 anos, Tânia Trevisan. Segundo ela, a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente, ou seja, os “eventos verdes”, são a grande tendência desse mercado promissor.
“A realização de um ‘evento verde’, que se preocupa com o consumo de energia, com o gerenciamento de resíduos e utiliza materiais reciclados em sua ambientação, por exemplo, trazem grande visibilidade para as empresas, já que o tema é uma grande tendência global”, destacou Tânia Trevisan, que já produziu grandes eventos no Brasil, Itália, Espanha e Portugal e é professora da Universidade Anhembi Morumbi. Ela diz que a utilização de brindes ecológicos, uso de plantas e flores características da região, uso de iluminação natural e lâmpadas de led são iniciativas ecologicamente corretas e que podem reduzir os custos.
Segundo a consultora, além de ser uma excelente ferramenta de marketing para as empresas, os eventos sustentáveis são ambientalmente corretos, socialmente justos e economicamente viáveis. “A sustentabilidade tem que estar presente nesses três pilares. A capacitação dos profissionais que trabalham nessa área é de extrema importância, para estarem inteirados sobre as tendências e a viabilidade econômica dos eventos que vão produzir”, completou Tânia Trevisan.
O planejamento do evento e a prospecção de informações sobre o que vai ser realizado são fundamentais para os profissionais da área. “Realizar um evento é a arte de gerir detalhes. É preciso funcionalidade, sustentabilidade, criatividade e inventividade para que tudo dê correto. Com o crescimento desse mercado, é fundamental que as empresas estejam preparadas”, destacou.
O gerente de operações do Conventions e Visitors Bureaux de João Pessoa, Ferdinando Lucena, destacou que a realização de eventos é uma grande estratégia para aumentar o fluxo de turistas de uma cidade. “A demanda por nossa cidade vem aumentando e precisamos qualificar os profissionais”, completou Ferdinando.
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, acrescentou que turismo de eventos e negócios cresce de forma acentuada e exige cada vez mais criatividade, profissionalismo, investimentos em tecnologia, planejamento e organização de todos os envolvidos na cadeia produtiva de fornecedores de serviço.
É preciso aproveitar oportunidades
As expectativas positivas quanto ao crescimento do setor de congressos e eventos aumentam para os próximos anos, com a realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e a finalização do Centro de Convenções de João Pessoa. Segundo Tânia Trevisan, João Pessoa precisa estar preparada para os dias posteriores aos jogos realizados em Recife (PE) e Natal (RN), cidades sedes mais próximas da capital paraibana.
“Se houver jogo em um sábado, por exemplo, seria interessante ter um grande evento em João Pessoa no domingo. Para isso, tem que haver planejamento e pessoal capacitado. É preciso investir em publicidade da capital paraibana nas cidades sedes”, destacou a consultora.
Sebrae oferece capacitação
Para capacitar os interessados em trabalhar nesse segmento, o Sebrae Paraíba está realizando o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos e irá iniciar o Workshop em Recepção Profissional. O curso de formação de empreendedores se estende até outubro, é realizado em dez módulos e as inscrições ainda podem ser feitas. Tânia Trevisan é uma das facilitadoras do curso. As aulas irão abordar temas relacionados às atividades de uma empresa produtora de eventos, como desenvolvimento de equipe, caracterização geral e tipos de evento, planejamento, captação de eventos, marketing e comunicação, cerimonial e protocolo de etiqueta.
Já o Workshop “Recepção profissional em novos tempos de grandes eventos” será entre os dias 23 e 25 de maio, das 9h às 12h, no Sebrae. As aulas serão ministradas pela consultora Tânia Trevisan e têm como objetivo capacitar os participantes a atuarem na recepção de eventos de diferentes tipologias e no receptivo do turismo de negócios. “Iremos mostrar quais são as funções e habilidades desse profissional, além das exigências do mercado de eventos, que vem alavancando a economia local”, disse a consultora. Mais informações sobre os cursos: 2108-1256.