Economista divulga resultado da pesquisa “Campina Cresce com Você”
15 de maio de 2012
"Campina Grande Hoje e Amanhã na visão dos Campinenses" está de recuperação
O economista Cláudio Porto apresentou na noite de ontem, 14, o resultado da pesquisa realizada, no mês de abril, através do "Movimento Campina Cresce com Você". O evento ocorreu às 19h, no auditório da Associação Comercial de Campina Grande – ACCG.
Em função disso, cerca de mil e 512 campinenses responderam um questionário, postado na internet, indicando os setores que Campina Grande deve priorizar para garantir o seu desenvolvimento até 2030."Uma participação bastante expressiva" de acordo com Cláudio Porto.A pesquisa foi aplicada pela Macroplan, empresa com sede no Rio de Janeiro, com o objetivo de servir de instrumento para orientar os futuros gestores municipais nas ações de planejamento do município, a partir da visão da população.
A pesquisa avaliou o desempenho de Campina Grande em quatro grandes dimensões:economia e empregos,qualidade de vida, qualidade dos serviços e da gestão pública,cidadania e participação.
De acordo com os resultados apresentados por Claúdio, "se fôssemos atribuir uma nota para o desempenho global de Campina Grande nas quatro dimensões, em uma escala de zero a dez a nota seria: 4,08. Com este resultado, a "Campina Grande Hoje e Amanhã na Visão dos Campinenses" está de recuperação", ou "ficou para a segunda época" conforme corrigiu seu contemporâneo Oton Amorim.
Para se ter uma ideia, a questão melhor avaliada foi o item Economia e Empregos, nesta dimensão a nota média obtida, em uma escala de 0 a 10 foi 5,12. O que comprova que as pessoas avaliam que Campina Grande tem um desempenho positivo em relação ao nível educacional e de qualificação profissional, porém, apesar disso, a geração de empregos de qualidade é fraca. Tal fato remete a uma evidência: a exportação de talentos em excesso.
Quanto à qualidade de vida, esta é a segunda dimensão melhor avaliada, a nota média obtida, em uma escala de 0 a 10 foi de 4,16.Neste sentido, de acordo com o consultor "apesar da insegurança, dos problemas de locomoção e das deficiências na infraestrutura de lazer e na saúde, mantemos o orgulho de ser campinenses e este é um bom lugar de se viver".
No quesito Cidadania e Participação, a consulta revela que tal item ocupa o terceiro lugar na avaliação global das dimensões analisadas, obtendo uma nota média, em uma escala de 0 a 10: de 3,54.No mesmo quesito, considerando a avaliação global, o orgulho de ser campinense ou de viver em Campina Grande é o fator mais positivo relativo à cidadania. Porém, a participação dos campinenses na fiscalização da prefeitura ou na Câmara dos Vereadores é o ponto mais negativo. Para Cláudio Porto, os resultados desta dimensão apontam para o seguinte fato "temos orgulho de nossa cidade, mas exercemos pouco nosso direito de fiscalização e participação. Além disso, achamos que nossa prefeitura é pouco transparente e que não tem um bom diálogo com a sociedade".
NOTA BAIXA
Quando o assunto é Qualidade dos Serviços da Gestão Pública a nota não surpreende, tal quesito ocupa o último lugar na avaliação global das dimensões analisadas com nota média obtida, em uma escala de 0 a 10: de 3,49. Segundo os dados da pesquisa, tal dimensão mesmo não sendo bem avaliada, realça um fator que recebe a melhor avaliação dentre todos os avaliados em todas as dimensões: na opinião global, os serviços públicos de ensino superior somam 83% de avaliações positivas. Após apresentar tal dado, Claúdio Porto sublinhou que a visão positiva impressa na questão do ensino superior remete à atuação de nomes como Lynaldo Cavalcanti e Edvaldo do Ó, que muito investiram para que Campina Grande se destacasse em tais níveis. Na oportunidade, ambos nomes foram homenageados atavés dos aplausos do público presente.
Ainda neste seguimento, a atuação da Câmara Municipal, a eficiência na aplicação e gestão dos recursos públicos e os serviços públicos na saúde são fatores percebidos como bastante deficientes. Em suma, "se estamos bem na educação superior e na formação profissional, estamos mal na saúde e na gestão dos recursos públicos" indicou o consultor.
Cláudio Porto aproveitou a ocasião para destacar os cinco pontos positivos observados na pesquisa, entre os quais: infraestrutura de inovação e conhecimento com 55%,a posição geográfica estratégica na região Nordeste, com 47%, condições climáticas amenas e atraentes 40%, a força do comércio e da prestação de serviços com 28% e Serviços avançados nas áreas de informática e comunicação com 24%. No que tange aos problemas e fragilidades de Campina Grande, um dado alerta para os cinco principais: a violência urbana, com 71%, seguido pelo acesso e qualidade do atendimento na saúde, com 38%, engarrafamentos e dificuldades de locomoção com 34%, falta de investimentos em infraestrutura, 24% e a má qualidade dos serviços públicos:23%.
Sobre o maior potencial de desenvolvimento da Campina Grande no futuro se destacam: o segmento educacional e infraestrutura de inovação e conhecimento, 70%, em tecnologia da informação e comunicação – 59% e a construção civil com 41%.
O que não pode deixar de ser feito nos próximos 4 anos? A pesquisa aponta para a redução da violência urbana e aumento da sensação de segurança, 64%, a viabilização de novas alternativas viárias, 45%, ampliação e melhoria do sistema de saúde pública, 41% e melhoria da qualidade da educação com 33%.
Finalmente, a longo prazo, a pesquisa indica que Campina Grande deve almejar – em um horizonte de 15 a 20 anos – polo de desenvolvimento tecnológico 52%, baixos índices de violência com 34%, qualidade da oferta de educação superior e pesquisas 32%, polo logístico eficiente e de alta qualidade com 25%, conexão das pessoas – transporte coletivo eficiente, integrado com a região metropolitana e com acessibilidade para todos – com 26% e Educação (infantil e fundamental) pública de qualidade com um percentua de 25%.
Segundo Yara Lyra, coordenadora do Movimento Campina Cresce com Você, "a partir desta pesquisa, iremos oferecer aos futuros gestores de Campina Grande uma diretriz que vai contribuir pela busca do desenvolvimento equilibrado do nosso município, aproveitando-se ao máximo das potencialidades de Campina Grande de forma que torne o município mais competitivo e seja atrativo do ponto de vista do desenvolvimento socioeconômico, agregando o máximo valor para a cidade".
Ao final da apresentação, alguns prefeitáveis a exemplo de Arthur Almeida, Daniela Ribeiro e Romero Rodrigues falaram sobre a importância da iniciativa e disseram ter em mãos um importante mapa para traçar seus projetos em prol do desenvolvimento da cidade.
RECONHECIMENTO
Na mesma ocasião, Cláudio Porto foi agraciado com uma placa de reconhecimento entregue pelo presidente da Associação Comercial, Luiz Alberto, destacando sua enorme contribuição, prestada de forma gratuita, em prol do crescimento de Campina Grande."Essa é a primeira placa que recebo na minha vida", anunciou o economista emocionado. "Com o resultado deste trabalho, meu otimismo em relação a nossa cidade ficou renovado. Nossos pontos fortes estão muito enraizados. Então, se a gente conseguir – com nossa energia – botar os governos para trabalharem melhor, certamente, Campina Grande será a cidade líder em oportunidades e excelência no Estado da Paraíba" finalizou entusiasmado.
Clique e confira: