Especialista avalia crescimento do mercado de eventos e destaca importância do profissional qualificado na área
2 de junho de 2014
No final do ano passado, o Brasil já figurava entre os dez países que mais recebem eventos internacionais no mundo, com mais de 300 mil por ano. João Pessoa, por sua vez, segurou o nono lugar em cidades brasileiras como sede de eventos internacionais, de acordo com o ranking da International Congress & Convention Association (ICCA). O mercado de eventos, de fato, vem ganhando espaço na economia em todo o País e chamado a atenção de profissionais que lidam com turismo e serviços na Capital paraibana.
Na avaliação de Ney Huberto, diretor da Le Lieu Marketing, Eventos & Promoções e um dos maiores especialistas em Cerimonial e Etiqueta do País, a região é uma das mais promissoras para investir investimento neste mercado. “Considero o Nordeste o ‘Caribe’ do nosso País, com praias deslumbrantes e infraestrutura adequada à realização de eventos”, comentou o especialista, que esteve em João Pessoa recentemente a convite do Sebrae-PB para o Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, o qual ministrou o módulo “Cerimonial e Protocolo”.
Ney Huberto, no entanto, acredita que só de belezas naturais não bastam na hora de definir um destino: é preciso qualificação profissional constante. Segundo ele, o setor segue em franco crescimento e, dispor de um profissional que saiba aplicar as regras de cerimonial, protocolo e etiqueta agrega valor às empresas de organização e no resultado final do evento. “Acredito que as empresas que disponibilizam estes profissionais em seu staff terão sempre um destaque maior na hora de oferecer os seus serviços”, explicou o especialista.
De um mode geral, falta de planejamento e de qualificação na mão de obra são os erros cometidos com mais frequência na organização de eventos. Para o especialista, “O que podemos melhorar é a conectividade aérea e a prestação de serviços, ainda há uma grande lacuna de fluência em idiomas no nosso País”.
Procura local – O mercado aquecido de eventos em joão Pessoa tem chamado atenção dos profissionais da área, que estão procurando se capacitar cada vez mais. É o caso da empresária Kelly Mello, proprietária da Cristallo Bianco Assessoria em Eventos, empresa voltada para formatura e casamentos. Com sete anos de mercado, Kelly é uma das participantes do Curso de Formação de Empreendedores em Eventos, promovido pelo Sebrae-PB. “Procurei o curso para aprimorar meus conhecimentos e fazer um bom networking. Já fiz várias outras capacitações e acredito que o aprendizado é fundamental para o sucesso do profissional e da empresa”, comentou ela, que conta com outros dois sócios no negócio.
Já a empresária Andrea Patrício quer mudar de ramo porque acredita no potencial do mercado de eventos em João Pessoa. Ela é proprietária de uma loja de aromas e acredita nas potencialidades do mercado de eventos. “Ao longo de anos, sempre promovia festas em casa e recebia incentivos para enveredar neste segmento. Então, investi no curso do Sebrae para me aprimorar”, explicou. Segundo ela, há grandes oportunidades de novos negócios com a diversidade dos temas abordados em aula.
Esta também é a opinião de Márcia Alves, uma jovem advogada que pretende entrar de vez na área de eventos. “Eu tenho uma chácara e quero transforma-la em local para eventos. Com o curso, comecei a ver este mundo de uma outra forma, não mais como espectadora. Está valendo a pena”, disse a empreendedora.
O curso de Formação de Empreendedores em Eventos do Sebrae-PB acontece até setembro. Informações, pelos telefones: (83) 2108-1256 ou 2108-1100.