logo paraiba total
logo paraiba total

Ouro Velho completa 53 anos de emancipação política

15 de janeiro de 2014

Um pequeno município que destaca-se pela receptividade de seu povo. Nesta quarta-feira (15), a cidade de Ouro Velho completa 53 anos de emancipação política, e 130 de existência desde que foi fundado em 1884. Alcançada na Lei nº. 2.615 de 12 de dezembro do ano de 1961, a emancipação ocorreu em 15 de janeiro do ano seguinte, onde o município foi desmembrado da cidade de Prata, levando consigo o distrito de Boi Velho, atual Ouro Velho. 

Situado a 330 km da capital João Pessoa, na mesorregião da Borborema, microrregião do Cariri Ocidental paraibano, Ouro Velho possui 129.400 km² e limita-se ao norte e ao oeste com o município de São José do Egito, Estado de Pernambuco, ao sul com o município de Prata e, ao leste, com o município de Amparo e Sumé, no Estado da Paraíba. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, sua população foi estimada em 2.928 habitantes.

A população ourovelhense tem sua base econômica na agropecuária, mas fundamentalmente da pecuária. A cidade possui uma usina leiteira (de gado bovino e caprino) e destaca-se também pela criação de aves. Outra atividade econômica que se destaca no município é a agricultura, com a produção do côco de baía. Além do comércio local, no período de estiagem a fabricação de tijolos de forma artesanal destinada à construção civil da região também movimenta a economia.

Curiosidade

O nome da cidade de Ouro Velho inicialmente era Conceição, e em seguida passou a se chamar Conceição de Mugiqui. Conta-se que um boi velho pastava à sombra de um juazeiro que terminou servindo de referência de Boi Velho e fazia referência ao preço do animal, considerado caro, comparando-se ao ouro. Posteriormente a padroeira passou a se chamar Nossa Senhora das Graças, e a cidade passou então a se chamar Ouro Velho.