Criatividade e condições especiais ajudam pequenos negócios a aumentar vendas
26 de maio de 2021
Pelo segundo ano consecutivo, o Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho no Brasil, será celebrado durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). Mesmo assim, é possível aproveitar a data e aumentar as vendas dos pequenos negócios com criatividade e oferta de condições especiais, segundo analista técnica do Sebrae Paraíba. Segmentos como alimentação, artesanato com peças personalizadas, vestuário, calçados e serviços digitais, por exemplo, podem ser beneficiados no período.
De acordo com a analista técnica do Sebrae, Germana Espínola, mesmo em um momento tão delicado como o atual, os empreendedores ainda encontram alternativas para criar e inovar, buscando um aumento das vendas em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Namorados, e atender a expectativa de seus clientes. Dessa forma, ela afirmou que este é um bom momento para intensificar a divulgação dos produtos e serviços em redes sociais e no comércio eletrônico.
“O Sebrae tem uma série de protocolos de Biossegurança para vários tipos de negócios. Aplicar essas medidas traz segurança para os donos de empresas, colaboradores e clientes. Se o espaço de sua loja for físico, quanto mais segurança o empreendedor demonstrar a seus clientes, mais eles irão consumir”, explicou.
Além disso, a analista argumentou que, em datas comemorativas, o que vale mesmo é a criatividade do empresário em mostrar como seu produto fará diferença na vida do cliente. “Aproveitar que o mercado estará mais aquecido e a mídia para o consumo em evidência. As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para oferecer descontos e condições especiais de compra. Descontos para compras casadas são uma ótima estratégia de conseguir otimizar o ticket médio nesse período”, destacou Germana Espínola.
Doceria inova para aumentar vendas – A empresária Priscila Aranha, dona da Chocolatte, é uma das empreendedoras atendidas pelo Sebrae Paraíba que aproveita datas comemorativas para aumentar as vendas. Conforme explicou, trata-se de um momento propício para oferecer algo diferenciado aos clientes e atrair novos.
Neste ano, por exemplo, a doceria fará produtos específicos para o Dia dos Namorados, a exemplo de coração de colher, coração lapidado, barras recheadas, bolo red velvet, docinhos e o cliente poderá, ainda, montar uma caixa ou bandeja com os produtos que preferir. Além disso, a empresa trabalhará em parceria com outro negócio, a Caneca.
“O Dia dos Namorados é válido se bem aproveitado, mas não tanto quanto Natal ou Páscoa. O grande problema é que a maioria das pessoas deixa tudo para a última hora. Para aproveitar as datas comemorativas, tem que pegar pesado na divulgação”, afirmou, contando que, no início da pandemia, houve diminuição no número de pedidos de tortas e doces para festas. “Mas logo conseguimos reverter, focando em produtos menores para comemorações caseiras, de pequenos grupos e os produtos de pronta entrega”, acrescentou.