Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação prevê melhoras para o setor em 2017
10 de novembro de 2016
A inauguração da nova sede do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa acontece nesta quinta-feira (10), a partir das 19h. A cerimônia de abertura vai contar com a presença do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio. O executivo também é presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que reúne mais de 20 entidades associativas empresariais do turismo, além de representantes do turismo nas Federações do Comércio nos estados.
Na avaliação de Alexandre Sampaio, os setores de Hotelaria e Alimentação no Brasil estão passando por um momento difícil, buscando um freio de arrumação diante do quadro econômico de retração. A expectativa, para ele, é de que em 2017 a situação melhore. “A média de ocupação dos hotéis despencou. Isso tem exceções em cidades médias, em núcleos que têm atividade econômica preponderante. De maneira geral, esperamos que a temporada que se aproxima melhore um pouco, principalmente no Nordeste”, declarou.
Sobre o setor de Alimentação no país, Sampaio faz uma análise de que a conjuntura é a mesma da hotelaria. “Em suma, o roteiro é o mesmo. A alimentação fora do lar está passando por uma adequação, buscando-se oferecer novos pratos e preços acessíveis. A expectativa é de que no próximo ano haja uma melhora”, diz.
Mais turistas para o Brasil
Outro tema analisado pelo executivo foi a nomeação do novo ministro do Turismo, Max Beltrão. Sampaio disse que o político alagoano assumiu o cargo com propostas inovadoras e que se tiver o apoio do empresariado pode ajudar a alavancar o setor. “Ele tem propostas positivas e que precisam de um amplo debate com os representantes do setor. Ele demonstrou boa vontade e acredito que ele será de grande ajuda”, disse.
Nova sede da SEHA-JP
Sampaio parabenizou o paraibano Graco Parente pelo excelente trabalho desenvolvido em benefício do setor na capital paraibana. “Graco é um dos dirigentes sindicais mais atuantes da região Nordeste. Ele é nosso conselheiro. Vejo que está fazendo um trabalho diferenciado”.