Policiais civis da Paraíba são treinados para situações de risco
22 de maio de 2012
Cerca de 30 policiais civis da Paraíba participaram, no último fim de semana, de um treinamento para realizar com segurança abordagens em áreas de risco. De acordo com a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds), as aulas incluíram módulos teóricos e práticos de abordagem a veículos e pessoas, além de especialização em tiro. Os cursos de capacitação serão realizados mensalmente, sempre com novas turmas.
Os treinados irão atuar na Operação Cidade Segura, realizada nos fins de semana e feriados como forma de prevenir a criminalidade na Região Metropolitana de João Pessoa. A operação tem como foco principal a apreensão de armas, drogas, veículos irregulares e o combate à exploração sexual infantil.
"Durante a operação, esses agentes fazem abordagens arriscadas, entrando em bares, em comunidades, em casas de prostituição, fazendo revistas, apreendendo drogas, armas e carros. Esse tipo de ação preventiva é essencial para o combate a crimes mais graves, como os homicídios”, explica o delegado Pedro Gonçalves, coordenador da ação policial.
Também participam da operação a Polícia Militar, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semam) e a Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual. O instrutor da Academia de Ensino de Polícia (AEP) onde o curso está sendo realizado, Samyr Youssef, explicou que além de preparar os policiais para as abordagens, a aulas os capacitarão para o uso da pistola Ponto 40, recém-adquirida pela Seds. "A Secretaria já começou a substituir os revólveres pelas pistolas, que são equipamentos mais modernos, de melhor portabilidade e com a capacidade de tiro muito maior”, disse.